Pesquisa e texto: Maria Clara Marques
Naturalidade: João Pessoa-PB
Nascimento: 20 de agosto
Atividades artístico-culturais: Beatmaker, Cantora, Compositora
Instagram: @nordestefuturista
Facebook: Luana Flores
Luana Flores, natural de João Pessoa na Paraíba, é uma artista que atua como beatmaker, DJ, percussionista, cantora e compositora. Ela define sua estética como “Nordeste Futurista”, uma combinação inovadora de música eletrônica com ritmos tradicionais nordestinos, promovendo o empoderamento feminino e explorando temas como gênero, sexualidade e território.
Sua trajetória começou com a fundação do grupo feminista Coco das Manas em 2016, onde mergulhou na fusão entre o eletrônico e os ritmos da cultura popular do Nordeste. Em 2019, Luana se destacou nacionalmente ao ser a única nordestina na lista das 20 melhores beatmakers do Brasil e ao participar da residência artística RedBull Music Pulso em São Paulo. Seu primeiro single, “Guerreira de Lança”, foi um marco inicial em sua carreira solo.
Nos anos seguintes, Luana continuou a expandir seu repertório e seu reconhecimento, com lançamentos de videoclipes como “Reza”, em parceria com Jéssica Caitano, e remixes de músicas de vários artistas. Em 2020, foi premiada no PITCH da SIM São Paulo + Fluve e se destacou como uma das principais beatmakers pela Rolling Stone Brasil.
Em 2021, além de lançar o EP e curta-metragem “Nordeste Futurista”, Luana foi premiada como Novo Talento no prêmio SIM São Paulo e venceu o PITCH de novos artistas do WME. Seu trabalho mais recente inclui a estreia como diretora, produtora e designer de som com o filme “Nordeste Futurista” em 2022.
Ela também foi selecionada para o Programa de Cocriação Brasil-França 2023/2024, onde colaborou com o artista francês Thx4crying. Sobre essa oportunidade, Luana enfatiza: “Estar num projeto como esse é trazer a possibilidade de não só descentralizar do eixo do Nordeste, mas também transportar essas cosmovisões dos povos nordestinos para outros territórios e, com isso, agregar novas camadas à construção do trabalho que a gente vem desenvolvendo aqui na Paraíba, sobretudo a partir do protagonismo feminino e de corpos dissidentes”.
Fontes:
https://open.spotify.com/intl-pt/artist/5QnMVhi34lcuj6iaOrMuXv
https://midianinja.org/som-indica-luana-flores-a-batida-renovada-do-nordeste-futurista/
https://auniao.pb.gov.br/noticias/caderno_cultura/luana-flores-e-selecionada-para-projeto-na-franca