O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 30/07/2024

Salete Campari

Artista Drag Queen e Ativista LGBTQIA+.
Data de publicação: julho 30, 2024

Pesquisa e texto: Jonas do Nascimento dos Santos

Naturalidade: Araruna-PB // Nascimento:  23 de maio de 1969

Atividade artístico-cultural: Artista Drag Queen e Ativista LGBTQIA+   

Participação em Produções Audiovisuais: Carandiru (2003); Salete (2005); A Volta da Pauliceia Desvairada (2012)                                                    

Publicações: Salete Campari – Uma Drag Queen por  Angela Oliveira (2005)           

Participação em Programas Televisivos:  Domingo Legal, Fantástico, Domingão do Faustão, VideoShow, Ana Maria Braga, Superpop, Adriane Galisteu                                                   

Participação em Peças Teatrais: Rosas Brancas para Salomé (2012)  

Facebook: https://www.facebook.com/oficialsaletecampari/    

Instagram: https://www.instagram.com/saletecampari/   

YouTube: https://www.youtube.com/@NaCasaComSalete/

Natural do município de Araruna, na Paraíba, a artista drag queen e ativista da causa LGBTQIA+ Salete Campari, ficou famosa por suas performances interpretando, Marilyn Monroe, Elis Regina e Carmem Miranda. Em 2005, teve sua vida retratada no livro “Salete Campari: uma drag queen”, e, no ano seguinte, emprestou seu nome a um perfume. Salete participou do filme Carandiru e também de inúmeras peças de teatro, além de eventos – como o Mercado Mundo Mix. Gravou um curta-metragem com 22 minutos de duração, intitulado “Salete”, em que contou sua história na noite paulistana e foi finalista no Festival Mix Brasil em 2005.

Esteve em cartaz com a peça Rosas Brancas para Salomé, espetáculo biográfico de uma das pioneiras do transformismo no Brasil. Militante da causa LGBTQIA+, candidatou-se a vereadora na cidade de São Paulo, em 2008. Candidatou-se a uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo em 2006, pelo PDT e em 2010, pelo PT. Nas eleições de 2010 obteve 5.402 votos para deputado estadual, o que não foi suficiente para se eleger. 

Seu nome de batismo é Francisco de Sales Rodrigues, com formação em Matemática, Salete Campari lecionou por um breve período de tempo. Sua carreira artística  ganha grandes proporções e aumenta sua visibilidade participando de vários programas televisivos, como Domingo Legal, Fantástico, Domingão do Faustão, VideoShow, Ana Maria Braga, Superpop, Adriane Galisteu entre outros. É neste momento que se consolida como uma grande difusora da cultura Drag e sempre se posiciona defendendo a cidadania LGBTQIA+. 

Com todo o sucesso em torno de sua imagem, Salete Campari, vê a necessidade de retribuir isso à população LGBTQIA+, e o faz através de sua militância já a mais de 20 anos no estado de São Paulo.Salete Campari esteve presente nas articulações para a realização da 1ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ de São Paulo e está presente nesta grande atividade até os dias de hoje, organizando um trio elétrico próprio há mais de 7 anos. Salete Campari esteve presente nas audiências na Câmara Municipal e com a sociedade civil em defesa do autorama, espaço de convivência LGBTQIA+ localizado no estacionamento do Parque Ibirapuera. Também participou voluntariamente da “Diversidade na Praça”, atividade promovida pela prefeitura de São Paulo, quando pode dialogar com a população LGBTQI+ das regiões periféricas da região metropolitana de São Paulo.

Em 2008, foi eleita delegada à Conferência Nacional LGBTQIA+, convocada pelo Presidente Lula, onde pode defender as principais reivindicações do movimento. Em 2009, Salete Campari, juntamente com um grupo de militantes da capital, formaram o Grupo D’VERDADE, uma Organização Não Governamental que atua na defesa dos direitos LGBTQIA+’s com foco no segmento de TT’s. Em todos esses anos de militância, Salete Campari tem formado apoio e alianças para promover a diversidade, participado de vários debates sobre a diversidade sexual e utiliza do espaço que a mídia lhe proporciona para promover e defender a plena cidadania LGBTQIA+.

Hoje, Salete Campari é uma grande militante e defensora do PLC 122/06 que criminaliza a homofobia em todo território brasileiro.

Fontes:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Salete_Campari

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *