Pesquisa e texto: Ana Vitória Medeiros
Ano de Criação: 2018
Edição: 2024
Unidade Proponente: CCHLA – Departamento de Comunicação em Mídias Digitais /UFPB
Coordenador (a): Alberto Ricardo Pessoa
Coordenador (a) Adjunto: Alexandre Vieira Maschio
Instagram: @narrativasemcordel
“Narrativas em Cordel: Uma Proposta Complementar na Formação Cidadã de Crianças em Escolas Municipais” é um projeto criado e idealizado em 2018 pelo professor do Departamento de Mídias Digitais e do Programa de Pós Graduação Associado em Artes Visuais Alberto Ricardo Pessoa no qual visa estimular a criação de textos verbais e não verbais, como poesias, desenhos e iconografia do cordel, apresentando-os de maneira híbrida através das mídias digitais.
A principal meta do projeto é incentivar a produção autoral dos alunos, promovendo a estética e a poesia do cordel. Com a pedagogia de projetos e processos de criação em rede, o “Narrativas em Cordel” contribui para a formação de novos poetas, artistas e designers, oferecendo uma plataforma inicial para o desenvolvimento de suas habilidades criativas e autopoiéticas.
O projeto é voltado para alunos do ensino fundamental das escolas municipais e tem alcançado resultados expressivos. Mais de 500 crianças já participaram das atividades, desenvolvendo habilidades de leitura, escrita e pensamento crítico, além de fortalecerem valores éticos e cidadãos. Professores e coordenadores pedagógicos relatam uma melhora significativa no engajamento e desempenho acadêmico dos alunos envolvidos.
Atualmente em sua sexta edição, o projeto se desdobra em três eixos complementares:
Âmbito Regional: Formação de discentes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) como autores de cordel e a aplicação de oficinas em escolas municipais. Essa etapa visa capacitar os alunos universitários e, simultaneamente, levar o conhecimento da literatura de cordel às crianças das escolas públicas.
Âmbito Nacional: Apresentação de artigos acadêmicos em congressos nas áreas de comunicação e artes, com resultados de projetos de mestrado. Esse eixo busca compartilhar as experiências e os resultados do projeto com a comunidade acadêmica, contribuindo para a pesquisa e inovação pedagógica.
Expansão Internacional: Adaptação de literatura universal à estética do cordel, utilizando a mídia de histórias em quadrinhos. Este eixo visa internacionalizar a tradição do cordel, integrando-a a contextos globais e novas formas de mídia.
O sucesso do “Narrativas em Cordel” também se deve às parcerias estabelecidas com universidades, ONGs e secretarias de educação. Essas colaborações têm permitido a expansão do projeto para novas escolas e comunidades, beneficiando um número cada vez maior de estudantes. O futuro do projeto vislumbra a criação de materiais didáticos específicos, a formação continuada de professores e a realização de festivais de cordel escolares.
Para aumentar seu alcance e envolver a comunidade, o projeto “Narrativas em Cordel” mantém uma presença ativa nas redes sociais. No Instagram (@narrativasemcordel), são divulgadas as produções dos alunos, depoimentos de professores, fotos dos eventos e oficinas, além de conteúdos educativos sobre a história e a relevância do cordel na cultura brasileira. Essas plataformas também funcionam como um espaço para troca de experiências entre educadores e divulgação de novas iniciativas do projeto.
O projeto “Narrativas em Cordel: Uma Proposta Complementar na Formação Cidadã de Crianças em Escolas Municipais” continua a transformar a educação e a vida de milhares de crianças, valorizando a cultura popular e promovendo uma formação cidadã, criativa e contemporânea.
Fontes:
Informações cedidas pelo coordenador Alberto Ricardo Pessoa.