O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 04/08/2024

Andressa Morais

Atleta.
Data de publicação: agosto 4, 2024

Pesquisa e texto: Sandra da Costa Vasconcelos

Naturalidade: João Pessoa – PB

Nascimento: 21 de dezembro de 1990

Atividade Profissional: Atleta de Lançamento de Disco

Instagram:@andressadisco

Andressa de Morais nasceu em João Pessoa, no Estado da Paraíba e  é atleta do Esporte Clube Pinheiros, sendo a  maior recordista sul-americana em lançamento de disco. 

Sua mãe, Djanete Oliveira de Morais, também foi uma atleta das pistas e hoje é a maior incentivadora na carreira atlética da filha. Andressa, conquistou suas primeiras medalhas de ouro em eventos internacionais no Campeonato Sul-Americano Júnior de Atletismo de 2009, tanto no lançamento de martelo como do disco, prova que bateu o recorde nacional júnior e o recorde da competição. Ainda em 2009 conquistaria mais duas medalhas, desta vez no Campeonato Pan-Americano Júnior. Pelas categorias de base, viria conquistar medalhas no Sul-Americano Sub-23 de 2010 e no Sul-Americano Sub-23 de 2012, eventualmente abandonando o lançamento do martelo e focando competitivamente no lançamento de disco.

Em 2011, no atletismo adulto, venceu o Campeonato Sul-Americano de Atletismo e o Ibero-americano de Atletismo de 2012, batendo o recorde sul-americano do lançamento de disco com a marca de 64,21 metros. Aos 21 anos, após uma grave lesão na coluna, que a  afastou do esporte por um ano, disputou os Jogos Olímpicos de Verão de 2012, terminando a fase de qualificação em 16º lugar.

Voltou a conquistar a medalha de ouro no Sul-Americano em 2015 e a medalha de prata nos Jogos Mundiais Militares, competindo também nos Jogos Pan-Americanos e no Mundial de Atletismo. Já em 2015 Andressa atingiu o índice olímpico para os Jogos Olímpicos de Verão de 2016, em uma competição local da Federação Paulista de Atletismo. Nos Jogos Olímpicos do Rio, terminou a fase de qualificação da prova de lançamento de disco em 21º lugar, não conseguindo se classificar para a final olímpica.

Em 2017, Andressa ratificou o recorde sul-americano no lançamento de disco no Campeonato Sul-Americano em Assunção, com a marca de 64,68 metros, tendo  participado dos Jogos Pan-Americanos de 2023, ocorridos em outubro e novembro, em Santiago, no Chile, em provas de atletismo e ficou com o segundo lugar ao atingir a marca de 59,29m.

Em 2024, Andressa não atingiu o esperado para se classificar a uma medalha nas olimpíadas, no lançamento de disco. Ela disputou a modalidade no dia 02 de agosto de 2024, numa sexta-feira, mas ficou apenas na 26ª colocação na classificação geral. Apenas os 12 primeiros avançaram. Foi a terceira vez que Andressa disputou os jogos. Nos anos de 2012 (Londres) ela ficou em 14º lugar. Já em 2016 (Rio de Janeiro) acabou na 19ª posição.

Fontes:

https://ge.globo.com/pb/olimpiadas/noticia/andressa-conta-com-o-apoio-e-o-dna-de-atleta-da-mae-para-buscar-medalha-no-lancamento-de-disco.ghtml

https://sportbuzz.com.br/personalidades/andressa-de-morais-atleta.html

https://www.olimpiadatododia.com.br/atletas/atletismo/andressa-oliveira-de-morais/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Andressa_de_Morais

https://www.portalt5.com.br/noticias/esportes/2024/08/581786-paraibana-andressa-morais-nao-atinge-marca-e-fica-fora-das-olimpiadas/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *