Pesquisa e texto: Ana Vitória Medeiros
Ano de criação: 2013
Edição: 2024
Unidade Proponente: CCTA – Departamento de Comunicação/UFPB
Fonte de Financiamento: Financiamento interno (EDITAL PROEX 13/2024 – PROBEX 2024/2025)
Coordenador (a): Norma Maria Meireles Macedo Mafaldo
Coordenadores Adjuntos: Sheila Mendes Accioly e Patrícia Monteiro Cruz Mendes
Instagram: @webradioportodocapim
Site: http://www.radioportodocapim.ufpb.br/
A Web Rádio Porto do Capim (RPC) é um projeto de extensão em vigor desde 2013. Ao longo dos anos, firmou-se como um espaço significativo de ensino-aprendizagem para o curso de Radialismo da UFPB, tornando-se um campo de práticas e experimentações acadêmicas e de formação profissional. Atualmente, o projeto está diretamente ligado ao ensino de graduação, servindo como espaço de exercício e veículo para produções de sala de aula, contribuindo para o tripé acadêmico estabelecido na curricularização da extensão.
No cenário nacional, a RPC é uma das iniciativas fundadoras da Rede de Rádios Universitárias do Brasil (RUBRA). A ideia começou como um projeto de pós-graduação em jornalismo e hoje é mantida como atividade extensionista pelo Departamento de Comunicação da UFPB, destacando-se também como um espaço fundamental de estágio para o Bacharelado em Radialismo. Além disso, é uma ferramenta que possibilita a divulgação de ciência, tecnologia, cultura e educação. É importante mencionar que dados de audiência metrificados e acompanhados desde fevereiro de 2021 mostram que a audiência da emissora não se limita ao Brasil, abrangendo ouvintes em outros países. A Rádio Porto do Capim também mantém parcerias com a Rádio Cordel, da UFPE, e com a Memus-PB.
A título de informação, um dos programas mais longevos da programação da rádio foi o Essência de Mulher, que esteve no ar de 2016 até 2021, produzido por estagiárias(os) de radialismo. Nesta versão 2024-2025, a Web Rádio Porto do Capim destaca o trabalho vibrante com a Igualdade de Gênero na transversalidade dos conteúdos da programação. Para fortalecer essa proposta, dialogam com pelo menos três outros projetos de gênero, sendo dois deles do Departamento de Jornalismo (CCTA) e um do Departamento de Administração (CCSA), podendo acrescentar outros durante o desenvolvimento do projeto.
Em termos de parcerias, é importante ressaltar que a RPC está ampliando suas parcerias internas na UFPB e com a sociedade em níveis local, nacional e internacional. A Rádio Porto do Capim é ouvida não apenas por paraibanos e brasileiros, mas também por um público internacional, com dados atuais indicando audiência em países como Alemanha e Estados Unidos.
Fonte: