O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 13/08/2024

Mazinho

Atleta.
Data de publicação: agosto 13, 2024

Pesquisa e texto: Sandra da Costa Vasconcelos

Naturalidade: Santa Rita – PB

Nascimento: 08 de abril de 1996

Atividade profissional: atleta

Instagram: @mazinho_17

Iomar do Nascimento, mais conhecido como Mazinho,  é natural de Santa Rita, na Paraíba. O município fica a 11 quilômetros da capital João Pessoa.

Desde cedo Mazinho já mostrava o caminho que iria trilhar, o do futebol. Sempre  mostrou muito talento jogando futsal na escola, onde começou a disputar vários torneios.

Com o reconhecimento que ele ganhou nas quadras, foi jogar no Santa Cruz-PB, ainda na base. Mas o paraibano queria ir mais alto no futebol e resolveu tentar a vida no Rio de Janeiro, aos 16 anos, e chegou às categorias de base do Vasco.

Por lá Mazinho seguiu, demonstrando uma técnica bastante apurada e sendo destaque entre os juvenis, ao lado de um outro craque: Romário. Outro ponto forte de Mazinho era sua polivalência.

Em 1988, Mazinho disputou com a seleção brasileira os Jogos Olímpicos de Seul e conquistou a prata. Em maio de 1989 estreou pela seleção principal, em amistoso contra o Peru.

Pouco tempo depois, fez parte do time que conquistou a Copa América de 1989. Ele foi usado em seis dos sete jogos possíveis. Na final contra o Uruguai, jogou os 90 minutos completos. Um ano depois foi convocado para a seleção de Sebastião Lazaroni para a Copa do Mundo da Itália. Lá ele esteve com Dunga, Alemão e Valdo muita competição no meio-campo da Seleção e por isso não foi utilizado.

Em 1991 participou da Copa América de 1991, onde o Brasil terminou em segundo lugar.

No ano de 1994, o Brasil encerrou um longo jejum e comemorou o tetracampeonato mundial, a Copa do Mundo FIFA de 1994, realizada nos Estados Unidos. Nesse cenário, a Paraíba também viveu um momento marcante com aquela conquista, coroada pelo único paraibano campeão com a seleção brasileira em uma Copa do Mundo. atualmente ele é ex-jogador e hoje empresário, que tomou a posição de Raí entre os titulares no meio de campo daquele time e convenceu nos Estados Unidos. 

Fontes:

https://www.clickesportivo.com.br/selecao-brasileira/perfil-mazinho

https://ge.globo.com/pb/35-anos-das-tvs-cabo-branco-e-paraiba/noticia/2022/03/05/mazinho-e-a-gloria-de-ser-o-unico-paraibano-campeao-do-mundo-com-a-selecao-brasileira.ghtml

https://pt.wikipedia.org/wiki/Mazinho

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *