Pesquisa e texto: Sandra da Costa Vasconcelos
Naturalidade: Aguiar – PB
Nascimento: 23 de junho de 1992
Atividade Profissional: atleta
Facebook: Cícero Nobre
Instagram: @cicero_nobre_f57
Cícero Valdiran Lins Nobre é um atleta paralímpico brasileiro da classe T57, praticante de lançamento de dardo. Representou o Brasil nos Jogos Parapan-Americanos de 2019 em Lima, conquistando a medalha de ouro. Ainda no mesmo ano, levou a medalha de ouro no Mundial de Dubai.
Nos Jogos Paralímpicos do Rio, em 2016, ficou em quarto lugar, já nos Jogos de Tóquio 2020, conseguiu levar a medalha de bronze em uma final emocionante.
Cícero tem má-formação congênita bilateral nos pés e em 2011, foi abordado na rua por uma pessoa com deficiência, que o convidou para conhecer o paradesporto. O atleta iniciou na natação e migrou para o atletismo em 2013.
No Mundial de Kobe 2024 foi ouro no lançamento de dardo, como também nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023; bronze no lançamento de dardo Mundial Paris 2023; bronze no lançamento de dardo nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020; ouro no lançamento de dardo no Mundial Dubai 2019 e ouro no lançamento de dardo nos Jogos Parapan-Americanos Lima 2019.
Cícero ainda conquistou medalha de ouro na prova de Lançamento de dardo F57, consagrando-se recordista Parapan-Americano com a marca de 49 metros e 82 centímetros.
O atleta é treinado pelo servidor Pedro de Almeida Pereira, mais conhecido como Pedrinho. Ele é Técnico em Educação Física na UFPB, onde desenvolve o projeto “Formação de Atletas para o Atletismo Escolar e Universitário”, por meio do qual possibilita o treinamento e acompanhamento técnico a 25 paratletas e 7 atletas do atletismo olímpico, na pista da Instituição.
Cicero Nobre subiu ao pódio mais uma vez, conquistando a medalha de bronze no lançamento de dardo da classe F57 nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. O paraibano, que compete em cadeiras de rodas devido a uma má-formação congênita bilateral nos pés, confirmou seu lugar entre os melhores do mundo ao repetir o feito de Tóquio 2020, onde também conquistou o bronze na mesma modalidade.
Fontes:
Cícero Valdiran Lins Nobre – Wikipedia
Cícero Valdiran Lins Nobre – CPB