Pesquisa e texto: Ana Vitória Medeiros
Edição: 2024
Unidade Proponente: CCHLA – Departamento de Mídias Digitais/UFPB
Fonte de Financiamento: Financiamento interno (EDITAL PROEX 13/2024 – PROBEX 2024/2025)
Coordenador (a): Signe Dayse Castro de Melo e Silva
Coordenadores Adjuntos: Jorge Luis Pacheco Barcelos
Instagram: @projetodias.ufpb
Facebook: https://www.facebook.com/projetodias
Youtube: www.youtube.com/@projetodias6244
O Projeto DIAS – Design Instrucional para uma Aprendizagem Significativa – visa desenvolver uma psicosfera de processos educativos centrada na autonomia do estudante. O foco principal é o desenho de estratégias de aprendizagem que promovam a independência e o engajamento dos alunos. A proposta do projeto inclui intervenções que, preferencialmente, envolvem as comunidades externas à Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O projeto atuará nos municípios de Cabedelo, Conde, Santa Rita e Pitimbu, além de colaborar com as escolas cidadãs integrais da região da UFPB. Essas ações têm o intuito de estreitar a relação entre a universidade e a comunidade local, integrando a formação acadêmica dos estudantes com o contexto regional.
Para garantir a eficácia das ações, o projeto apresenta mecanismos de monitoramento e avaliação tanto da equipe organizadora quanto dos estudantes envolvidos. A avaliação será realizada através de planos de trabalho, planos de ação e estudos individuais (PAEI), e um cronograma detalhado disponível no SIGAA. Os resultados esperados incluem a produção e divulgação de diversos materiais, como livros, artigos, textos, revistas, manuais, cartilhas, vídeos, filmes, programas de rádio e TV, entre outros. A divulgação desses produtos será feita por meio das redes sociais e plataformas de streaming do projeto.
Com o Projeto DIAS, espera-se que o repertório formativo dos estudantes da UFPB nas áreas de ensino, pesquisa e extensão seja ampliado. Além disso, o projeto contribuirá para a melhoria da visibilidade do Curso de Bacharelado em Comunicação em Mídias Digitais, para a promoção da sedimentação da cultura de inovação e empoderamento humano por meio de tecnologias digitais, e amplifica as competências dos envolvidos através da divulgação na web. Outro resultado esperado é o avanço no letramento digital dos participantes e o fortalecimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Fonte: