Pesquisa e texto: Sandra da Costa Vasconcelos
Naturalidade: Campina Grande – PB
Nascimento: 03 de outubro de 1994
Atividade Profissional: atleta
Instagram: @matheuscosta12
Matheus da Costa Coelho Bumussa é um futebolista paralímpico. Ele começou a praticar futebol de 5 após conhecer o esporte por um amigo em 2012. Em março de 2018, foi convocado pela primeira vez para compor o elenco da Seleção Brasileira. Fez parte da equipe campeã nos Jogos Paralímpicos de Verão de 2020 em Tóquio.
Diferente do que muitos pensam, os goleiros do futebol de 5 não possuem deficiência visual. “Sempre me perguntam se sou cego e eu explico sobre a modalidade”, comenta Matheus. Pelas regras da modalidade, o goleiro não pode ter participado de competições oficiais da Fifa nos últimos cinco anos. Além da defesa do gol, no futebol de 5, ele possui outra função: orientar verbalmente os jogadores e posicionar a barreira em caso de cobrança. O goleiro só poderá orientar os atletas dentro do espaço de 2m próximo ao gol.
Quanto à orientação no futebol de 5, o campo é dividido em três partes e apenas três pessoas podem orientar os jogadores: o goleiro, o técnico e o chamador. Mas cada um tem seu momento de fazê-lo. O goleiro tem 2m, na defesa, o técnico tem 2m no centro do campo e o chamador, que fica atrás do goleiro adversário, orienta o ataque. Se o goleiro falar com os atletas fora da área permitida, o juiz marca falta. A orientação passada aos jogadores no futebol de 5 é extremamente importante. Matheus Costa teve participação na Copa América 2019, levando medalha de ouro nos Jogos Parapan-Americanos (2019) e nos Jogos Paralímpicos 2020 em Tóquio. Em 2024, ele segue em busca que ele e sua equipe tragam mais uma medalha para o Brasil, nas Paralimpíadas 2024, em Paris e atualmente ele joga pela equipe APACE-PB 2.
Fontes:
Matheus Bumussa – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)
Goleiros do futebol de 5: os olhos da invicta defesa brasileira na Copa América – CPB