Laura Moura e Simone Eliz
Em mais um evento musical e repleto de diversão, o Castelo de Histórias realizou um encontro especial hoje (16), com direito a participação de crianças e uma convidada especial. Localizada no bairro de Castelo Branco, a sede do projeto contou com a presença dos alunos do 3º e 4º do Colégio de Aplicação – EEBAS (UFPB). Desde cantoria até “show de piadas”, os pequeninos desfrutaram de momentos descontraídos e didáticos, ainda com a oportunidade de estimular a leitura e a cultura local. Além disso, a turma também aproveitou para prestigiar a cantora Simone, que, a convite do projeto, com a articulação de Alexandre Gadelha, visitou o Castelo para conhecer a comunidade e suas atividades socioculturais.
Com projetos de literatura, contação de histórias e oficinas diversificadas, o Castelo de Histórias nasceu em 2015, como um projeto da Cia Forrobodó de Teatro. Em constante crescimento, eles logo foram contemplados com o edital do projeto “Todos Brasil para leitores”, passando a receber uma verba do Ministério da Cultura. Neste momento, Aline Alencar – idealizadora e coordenadora do projeto – mudou-se para a casa, atual sede do projeto (em frente à Praça dos Brinquedos), e conseguiu investir em equipamentos, como microfone e palco para melhoria das apresentações.
Além disso, eles montaram uma biblioteca no terraço da casa, com livros, revistas e gibis para realizar empréstimos que estimulem crianças e adultos a leitura. Reconhecido desde 2017 como Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura, o Castelo de Histórias segue com suas atividades lutando pelo fortalecimento da cultura local e o estímulo ao universo literário.
Suas apresentações, geralmente, acontecem a cada 15 dias, aos domingos, às 16hs, e além das histórias sempre presentes, contam com apresentações de música, teatro e oficinas artísticas.
Desta vez, o encontro foi ainda mais animado com a participação especial da cantora Simone Bittencourt. Sua presença trouxe novos ares para o local, que logo foi preenchido por fãs de diferentes lugares, incluindo fãs clubes da cantora. Homenageada com flores e cartinhas dos estudantes, a artista encantou a todos com suas falas de valorização à cultura e persistência pelos seus sonhos.
“Conhecer um lugar em que trabalha com educação, com crianças…que educa, que faz com que eles conheçam e tenham sonhos e que realizem esses sonhos…Isso me toca muito. Ter a oportunidade de conhecer mais um lugar sempre enche a minha alma, né? De bondade e de esperança sabendo que sempre o amor vence. Pode demorar um pouco, mas o bem vem sempre”, comentou Simone.
Além de Simone, o evento contou com a apresentação da cantora Ana Clara Dias, também conhecida como Clarinha, e os músicos Guga Limeira e Amorim, integrantes da Banda Quadrilha. A ação garantiu muita cultura e aprendizado para a comunidade local que acolheu com carinho a programação.
Quem quiser contribuir com o projeto pode fazer doação através do pixcastelodehistorias@gmail.com .