Pesquisa e texto: Sandra da Costa Vasconcelos
Naturalidade: Mamanguape – PB
Nascimento: 07 de março de 1985
Atividade Profissional: atleta
Instagram: @ailtonnsouz
Ailton sofreu de paralisia infantil no momento de seu nascimento, após um erro médico e a aplicação de benzetacil no nervo ciático, que atrofiou sua perna esquerda. Conheceu o halterofilismo por um amigo, que já estava na modalidade e o convidou para fazer uma visita onde treinava.
Ouro na categoria até 80kg nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023; bronze na etapa de Tbilisi da Copa do Mundo 2021 e bronze nos Jogos Parapan-Americanos Lima 2019, na disputa do halterofilismo. Em 2018 ele conquistou a prata no Regional das Américas.
Ailton Bento é um dos atletas convocados para as Paralimpíadas de 2024, em Paris, que estará na disputa por medalhas, representando o Brasil e a Paraíba. Ele sofreu uma paralisia infantil ao nascer, após a aplicação de uma benzetacil no nervo ciático atrofiar a perna esquerda.
Na capital peruana, o Brasil ratificou sua condição de maior potência do esporte paralímpico nas Américas e deu um show com um total de 308 medalhas na competição, sendo 124 ouros. Esses números superam a campanha do México no Parapan de 1999, na Cidade do México, em que o então país anfitrião levou 307 medalhas, 121 delas sendo de ouro.
Em 2023, participou do Mundial de sua modalidade, que ocorreu em Junho, em Dubai, nos Emirados Árabes, e dos Jogos Parapan-Americanos de Santiago, no Chile, em novembro deste mesmo ano.
Fontes:
https://ge.globo.com/se/noticia/atleta-da-ufs-conquista-medalha-de-bronze-no-parapan-em-lima.ghtml
https://cpb.org.br/atletas/ailton-de-andrade-bento-de-souza/
https://www.ufs.br/conteudo/73466-ufs-conquista-cinco-medalhas-nos-jogos-parapan-americanos-2023