O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 22/08/2024

Marcelinho Paraíba

Treinador.
Data de publicação: agosto 22, 2024

Pesquisa e texto: Sandra da Costa Vasconcelos

Naturalidade: Campina Grande – PB

Nascimento: 17 de maio de 1975

Atividade  Profissional: Treinador

Instagram: @marcelinhopb10_

Marcelo dos Santos, mais conhecido como Marcelinho Paraíba, é um treinador e ex-futebolista brasileiro que atuava como meia-campista. 

Com seu visual extravagante nos tempos de jogador, com cabelos pintados de várias cores (como azul, vermelho e loiro)  durante a carreira, Marcelinho também fez muito sucesso no exterior, principalmente na Alemanha, onde vestiu as camisas do Hertha Berlim e do Wolfsburg. No total, atuou em mais de 20 times e marcou mais de 300 gols.

Marcelinho Paraíba iniciou sua carreira no Campinense, onde conquistou dois títulos do Campeonato Paraibano.

No Paraguaçuense, atuou no Santos entre 1994 e 1995, quando teve uma passagem despercebida pelo clube paulista.

Foi no Tricolor que o meia ganhou o apelido que usaria pelo resto da carreira: num jogo entre São Paulo e Ponte Preta, pelo Campeonato Brasileiro de 1999, Marcelinho marcou um gol e comemorou exibindo a camiseta “100% Paraíba”.

A boa fase no São Paulo despertou o interesse de clubes europeus, fazendo com que o meia deixasse a equipe no ano de 2000. Marcelinho rumou para a França, sendo contratado pelo Olympique de Marseille no dia 1 de julho.

Ele ajudou o modesto time do Hertha a conquistar o título da Copa da Liga Alemã de 2001 e, de quebra, acabou sendo convocado para a Seleção Brasileira. Pelo Hertha Berlim, Marcelinho Paraíba voltou a conquistar mais um título da Copa da Liga Alemã, desta vez, em 2002, configurando-se um bicampeonato histórico para o clube.

Ídolo da torcida alemã, Marcelinho Paraíba jogou no Hertha de 2001 a 2006, quando acabou deixando o clube em virtude de alguns desentendimentos com o então  treinador Falko Götz e a diretoria.

O mesmo teve passagens com o Leão da Ilha,  o Grêmio Barueri, time que jogou de 2011 a 2012. Outras passagens marcantes pelo Boa Esporte (em 2013), Fortaleza (em 2014), Inter de Lages-SC (em 2014), Joinville (em 2015) e Oeste (em 2016).

Em novembro de 2019 foi anunciado como jogador do Perilima, da Paraíba, sem clube na carreira. Em março de 2020, anunciou sua aposentadoria e passou a integrar a comissão técnica do time paraibano, iniciando sua carreira de treinador de futebol. Como treinador, Marcelinho Paraíba passou por Treze (PB), Sport Lagoa Seca (PB) e Oirense (PI), neste último, trabalhando entre outubro de 2021 e 6 de fevereiro de 2022.

Fontes:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Marcelinho_Para%C3%ADba

https://www.transfermarkt.com.br/marcelinho-paraiba/profil/trainer/84089

https://ge.globo.com/pe/futebol/noticia/2024/05/14/marcelinho-paraiba-elege-ocasioes-mais-marcantes-da-carreira-e-ri-ao-revelar-puxei-faca-para-denilson.ghtml

https://terceirotempo.uol.com.br/que-fim-levou/marcelinho-paraiba-5005

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *