O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 22/08/2024

Buteco da democracia

Projeto da UFPB.
Data de publicação: agosto 22, 2024

Pesquisa e texto: Ana Vitória Medeiros

Edição: 2024

Unidade Proponente: CCHLA – Departamento de Serviço Social/ UFPB

Fonte de Financiamento: Financiamento interno (EDITAL PROEX 13/2024 – PROBEX 2024/2025)

Coordenador (a): Wecio Pinheiro Araújo

Instagram: @buteco.democracia

O projeto de extensão Buteco da Democracia foi inspirado pelo Buteco da Filosofia, uma iniciativa do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL/RS) em 2019. Naquele ano, o docente responsável participou de uma conferência no Programa de Pós-graduação em Filosofia (PPGFIL/UFPEL) e, em consequência, foi convidado a palestrar em uma sessão do Buteco da Filosofia, realizada em um pub e ponto de cultura em Pelotas – RS.

O Buteco da Democracia tem como objetivo principal combater o fenômeno das fake news, por meio da ressignificação estratégica de três aspectos contemporâneos nas dimensões cultural, ética e política na era digital. Primeiro, o negacionismo científico e político, que nos últimos anos tem ameaçado a democracia e alimentado o ódio como uma forma de viver a política na sociedade brasileira, caracterizada por uma lógica autoritária de “nós contra eles”. Em segundo lugar, a cultura da “lacração” nas redes sociais, que, por sua lógica contrária à pluralidade, impede o debate democrático e racional. Por fim, a cultura do “sextou”, que atrai as pessoas aos bares e pontos de cultura e lazer. Para isso, o projeto conta com o protagonismo dos estudantes em parceria com colaboradores internos e externos à UFPB.

Ademais, o projeto busca promover um encontro entre a comunidade acadêmica e a sociedade civil, mediado pelo pensamento crítico e orientado pelo espírito democrático, valorizando a pluralidade de ideias e a discordância saudável e civilizada. Mais especificamente, serão realizadas sessões mensais na primeira sexta-feira de cada mês, no tradicional ponto de cultura Café da Usina, localizado na Usina Cultural da Energisa, no início da Avenida Epitácio Pessoa, bairro de Tambiá, em João Pessoa.

Fonte:

www.sigaa.ufpb.br

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *