O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 22/08/2024

Favelas Fluentes: Primeiros Passos para a Internacionalização das Comunidades Paraibanas

Projeto da UFPB.
Data de publicação: agosto 22, 2024

Pesquisa e texto: Ana Vitória Medeiros

Unidade Proponente: CCHLA – Departamento de Letras Estrangeiras e Modernas/ UFPB

Fonte de Financiamento: Financiamento interno (EDITAL PROEX 09/2024 – UFPB NO SEU MUNICÍPIO 2024)

Coordenador (a): Ana Berenice Peres Martorelli

Coordenadoras Adjuntas: Silvia Renata Ribeiro e Ruth Marcela Bown Cuello

Instagram: @favelasfluentes

O projeto “Favelas Fluentes: Primeiros Passos para a Internacionalização das Comunidades Paraibanas” surge da necessidade de promover a internacionalização nas favelas da Paraíba, especialmente no litoral do estado, através da sensibilização aos idiomas estrangeiros. Além de oferecer aos membros discentes a oportunidade de inserção em cenários que testam as habilidades aprendidas em sala de aula, permitindo que eles apliquem na prática os conhecimentos adquiridos e compartilhem suas experiências por meio da pesquisa acadêmica.

Para atingir seus objetivos, o projeto emprega metodologias ativas, incluindo oficinas, eventos, workshops, palestras, parcerias e cursos de inglês, espanhol e francês. Inicialmente, essas ações serão realizadas em comunidades dos municípios de Santa Rita, Bayeux e Cabedelo. A proposta central é sensibilizar, capacitar e instruir jovens do 9° ano do ensino fundamental ao 3° ano do ensino médio, fomentando o aprendizado de idiomas estrangeiros como um caminho para o desenvolvimento pessoal e profissional. Através dessas ações, o projeto contribuirá para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, em particular o ODS n°4, que promove a educação de qualidade, e o ODS n°10, que visa reduzir as desigualdades.

As atividades do “Favelas Fluentes” serão concretizadas em parceria com a Central Única de Favelas (CUFA), que facilitará o acesso a esses jovens nas comunidades vulneráveis. O projeto contará com a participação de recursos humanos, incluindo bolsistas e voluntários, que irão se revezar na execução das atividades propostas. Através dessa abordagem, o projeto não apenas disseminará o aprendizado de idiomas estrangeiros, mas também promoverá a difusão de culturas, ampliando a visão dos jovens sobre as diversas oportunidades disponíveis no mundo.

O principal resultado esperado do projeto é a capacitação dos jovens paraibanos em vulnerabilidade social, proporcionando-lhes acesso a conhecimentos globais e, assim, formando novos protagonistas no processo de internacionalização da Paraíba.  A citação de Paulo Freire, “Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo”, reflete a essência do projeto: ao sensibilizar os jovens para as línguas estrangeiras, o “Favelas Fluentes” objetiva expandir seus horizontes para que assim eles se tornem protagonistas não somente do seu próprio desenvolvimento pessoal, profissional e regional, mas também do desenvolvimento do mundo como um todo.

Fonte:

www.sigaa.ufpb.br

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *