O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 28/08/2024

Maike José

Cantor.
Data de publicação: agosto 28, 2024

Pesquisa e texto: Analu Vieira

Naturalidade: Monteiro – PB

Nascimento: 29 de novembro de 1984 // Falecimento: 22 de agosto de 2024 

Atividade artístico-cultural: cantor

Gênero musical: Forró

Nascido em uma família musical, Maike José Azevedo Remígio, conhecido artisticamente como Maike José, era um cantor e compositor brasileiro, ele era um dos três filhos de Flávio José, um ícone do forró pé-de-serra nordestino. Flávio José, hoje com 70 anos, é conhecido por sucessos como “Caboclo Sonhador”, “Tareco e Mariola” e “Caia Por Cima de Mim”. Maike desde pequeno vivia cercado pela música, frequentando os ensaios seu pai, como também pela família de sua mãe, em especial seu avô materno que tocava o bandolim e fazia pagodes em casa. 

Embora inicialmente tenha optado por uma carreira em Direito, Maike eventualmente se voltou para a música, começando a cantar em rodas de amigos e desenvolvendo seu próprio estilo. Decidido a seguir a carreira musical, abandonou a faculdade de Direito e dedicou-se inteiramente à sua paixão.

Aos 28 anos, Maike lançou seu primeiro CD, “Pra Quem Ama de Verdade”, gravado ao vivo em Tuparetama, Pernambuco. O álbum, que incluía composições próprias e de renomados nomes do forró como Dorgival Dantas e Petrúcio Amorim, destacou seu talento no forró de raiz, uma expressão rica da cultura nordestina. Faixas como “Espumas ao vento”, “Seu olhar não mente” e “Vida boa aperriada” também foram imortalizadas na voz de seu pai.

Em 2022, Maike recebeu o Troféu Gonzagão, um dos mais prestigiados prêmios da música nordestina, em reconhecimento à sua contribuição cultural. Além de sua carreira musical e seus estudos em Direito, Maike era pai de dois filhos, João Miguel e Renally. Sua vida foi tragicamente interrompida em um acidente de carro em 2024. No entanto, seu legado perdura através de sua dedicação à cultura nordestina e sua impactante trajetória como cantor e ser humano.

Fontes:

Programa Nordeste Sim Sinhô – Programa 23 (Maike José)

https://www.facebook.com/p/Maike-jos%C3%A9-100038339122058/

https://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2024/08/23/quem-era-maike-jose-filho-do-cantor-flavio-jose-que-morreu-em-acidente-de-carro-na-paraiba.ghtml

https://www.palcomp3.com.br/maikejose/

https://www.opovo.com.br/vidaearte/2024/08/23/morre-maike-jose-filho-de-flavio-jose-apos-acidente-de-carro.html

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *