Pesquisa e texto: Ana Vitória Medeiros
Edição: 2024
Unidade Proponente: CCHLA – Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas/ UFPB
Fonte de Financiamento: Financiamento interno (EDITAL PROEX 13/2024 – PROBEX 2024/2025)
Coordenador (a): Alyere Silva Farias
Coordenador (a) Adjunto (a): Eliana Vasconcelos Da Silva Esvael
Instagram: @led.ufpb
O “PROJETO LED: Letramento Digital e Cultura Literária na Educação Básica: Práticas Colaborativas e Ferramentas Digitais para Construção de Leitores” tem como objetivo desenvolver estratégias de ensino que integrem a cultura digital e o uso das tecnologias de informação e comunicação no ambiente escolar, incentivando a inserção dos alunos na cultura literária. Desde 2023, o projeto conta com a colaboração de professores da Educação Básica de João Pessoa, Campina Grande e dos cursos de Letras da Universidade Federal da Paraíba (Campus I e IV), da UFCG e da UFRJ. Em 2024, o projeto será ampliado para incluir mais professores da Educação Básica dessas cidades, bem como de Pedras de Fogo, além de contar com a participação de docentes da UEPB e do IFPB.
No primeiro ano, o projeto foi caracterizado pela realização de eventos gratuitos chamados “conexões literárias”, além do desenvolvimento de pesquisas, leituras literárias, propostas didáticas online e participação em eventos voltados para a educação. Para estimular mudanças nas instituições e na sociedade, o projeto focará na construção e proposição do uso de ferramentas digitais, além da disseminação de conhecimentos e práticas digitais. Estratégias de ensino e materiais didáticos serão elaborados pelos licenciandos participantes e utilizados por professores da Educação Básica de João Pessoa, Campina Grande e Pedras de Fogo, que colaboram nesta edição. Esses materiais também serão disponibilizados gratuitamente online para outros educadores da área.
A produção didática poderá ser utilizada e analisada nas disciplinas dos cursos de Letras da UFPB, tanto no Campus I quanto no Campus IV, assim como nas instituições participantes do projeto: UFCG, UFRJ, UEPB e IFPB. Os objetivos específicos para o segundo ano do projeto incluem a disponibilização de materiais didáticos online para professores de língua portuguesa dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Ademais, serão produzidas atividades com ferramentas digitais para promover a leitura e a escrita literária, e oferecidos cursos e oficinas para licenciandos e professores, com o intuito de promover o letramento digital em conexão com a cultura literária.
O projeto também acompanhará o desenvolvimento das atividades pelos discentes bolsistas e voluntários através de encontros de formação, discussão e reflexão, contribuindo para sua formação complementar e profissional. Além disso, incentivará a participação dos discentes no Grupo de Pesquisa “Estágio, Ensino e Formação Docente” – GEEF/UFPB.
Fonte: