O coletivo PARAI-BANDO reuniu 38 fotografias que retratam um olhar apurado da cidade de João Pessoa, em um roteiro visual encantador, com entrada gratuita.
Surama Marjouri com assessoria
A abertura da exposição “Do Rio ao Mar” é neste sábado (31), às 16 horas, na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes e a entrada é gratuita. O coletivo @grupoparaibando convida a todos para apreciarem um novo olhar sobre João Pessoa, com um roteiro em fotografias, sobre o percurso da cidade que nasceu do Rio para o Mar. Os visitantes terão um mês para apreciar a exposição, que fica aberta até as 22h. O coletivo já expôs na Estação Cabo Branco, Ciências, Cultura e Artes em 2018. Nesta exposição, o olhar está voltado para João Pessoa, com um itinerário sobre o seu surgimento. Fazendo um passeio poético e consciente pelos pontos mais importantes da cidade, lugares e edificações que contam a nossa história e nos revelam os prazeres de morar e preservar todos os espaços e ambientes verdes, representativos. Do rio Sanhauá até a praia do Cabo Branco, temos 38 fotografias, em diferentes tamanhos e composições. O grupo reuniu nesta curadoria as imagens que revelam não só a beleza, mas também o cotidiano, registros documentais dos casarões, principais ruas e praias.
Origem do grupo
ParaiBando completa uma década de existência este ano. São fotógrafos amadores e profissionais que integram o grupo que desbrava a Paraíba através das lentes. Todos os municípios da Paraíba já foram fotografados, registros que compõem um acervo gigantesco que eles denominam autoria coletiva. Todos os participantes doam suas fotos para o acervo criado. São 15 pessoas de diversas áreas e olhares, fomentando esse patrimônio cultural e documental de cada lugar da Paraíba e criando memórias, através da fotografia.