O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 01/09/2024

Júlia Fábia

Cantora e musicista.
Data de publicação: setembro 1, 2024

Entrevista e texto: Jielida Carla

Naturalidade: João Pessoa – PB
Nascimento: 13 de agosto de 2005
Atividade artístico-cultural: cantora e musicista
Instagram: @ju_fabia
Youtube: @ju_fabia

Júlia Fábia Freitas Cabral, iniciou seus estudos na Escola Estadual de Música Antenor Navarro, onde teve seu primeiro contato direto com a música. Após isso, formou-se como técnica em Instrumento Musical pelo Instituto Federal da Paraíba, o que foi um passo fundamental para sua carreira. Atualmente, Júlia é graduanda do curso de Licenciatura em Música com habilitação em Canto Popular na Universidade Federal da Paraíba.
Na Universidade, ela participa de projetos significativos como: “A Pequena Orquestra Popular”, integrando o Naipe de vozes. Além disso, cumpre o papel de bolsista no Coral Universitário “Gazzi de Sá”, auxiliando no preparo vocal dos coralistas e nos ensaios de Naipe ao lado do regente e da preparadora vocal. Por fim, ela colabora ainda no projeto “Pôr do Som”, onde aprende e contribui em diversas iniciativas musicais.
Desde 2022 ela é vocalista da banda “Belafel”, uma banda autoral de João Pessoa composta pela própria Júlia (na voz), Thiago Bandeira (na guitarra), Estevam Dedalus (na guitarra), Amando Marques (na bateria) e Steven Pedrosa (no baixo). Cantar na “Belafel” foi uma de suas primeiras experiências com o público, algo muito importante, principalmente para desenvolver sua identidade e expressão em cima do palco.
No início de 2023 participou do programa “Cantos e Contos”, com Thawse e banda, como percussionista e backing vocal. Também foi solista no Concerto de dia das mulheres com a Osufpb, que ocorreu no dia 8 de maio de 2023, e no Concerto de São João Osufpb + Pop, no dia 14 de junho do mesmo ano.
Além disso, trabalhou nos arranjos de vozes e vocais para o Single “Cama” e EP, de MAROKA, e para o Single “Akaju do Norte”, de Clara Potiguara, “projetos que me desafiaram e me permitiram crescer ainda mais como artista”, diz Júlia.
Até então, essa tem sido sua jornada musical. Júlia pretende se aprimorar na área da preparação e orientação vocal, como também está estudando para ser professora de música e de canto popular.

Fontes:
Entrevista concedida por Júlia Fábia a Jielida Carla no dia 25 de
Julho de 2024.

https://www.instagram.com/ju_fabia

https://youtube.com/@ju_fabia?si=UAeifsZ1kfHJ7TO8

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *