Entrevista e texto: Waleska França
Naturalidade: João Pessoa – PB
Nascimento: 08 de março de 2003
Atividade artístico-cultural: beatMaker,produtor fonográfico e diretor musical
Spotify: JovemOtto
instagram: @jovemotto
Youtube: JovemOtto
Conhecido pelo seu nome artístico Jovem Otto, Othon Brayan Cabral Corrêa de Oliveira nasceu em João Pessoa, Paraíba. Desde sempre teve contato com a música, instrumentos e palcos, através de seu pai, tio e avô, mas nunca foi algo que o interessou, pois a música era algo normal, que já fazia parte de seu cotidiano.
Aos 15 anos Othon começou a mixar batidas em aplicativos no celular e tomou gosto por aquilo. Foi então que pediu ao seu pai um computador para que pudesse ir mais a fundo em suas criações.
“Eu aperriei muito meu pai pra me dar o computador, ele me deu um notebook na época que, enfim, eu quebrei, estourei o fone dele fazendo esses beats que eram bem amadores. E depois com o tempo eu comprei o computador e aí foi quando a coisa começou a ficar mais séria, com a produção e tal, e mesmo que eu fosse muito iniciante eu já tava levando aquela parada a sério. ”
Anteriormente Otto só criava melodias sem letras em suas composições, mas isso mudou em 2019 quando foi convidado pelo cantor Constantino para fazer parte do grupo musical Callcommunication, antes denominado “Coletivo”, foi aí que começou a produzir suas primeiras músicas com letras. Um dos seus hits que mais bombou foi a música “online” que está disponível em todas as plataformas digitais e chegou a 8 mil visualizações no youtube.
Um marco importante em sua carreira aconteceu em 2020 quando começou a produzir conteúdo institucional para campanhas políticas, e com isso alcançou novos espaços, se descobrindo de fato como produtor fonográfico por ter que aprender uma nova linguagem dentro de um ramo no qual ele já trabalhava. Desde então é o que ele faz profissionalmente, para prefeitura municipal de Goiana- PE.
Otto busca despertar no seu público um sentimento que traga identificação com a mensagem que a melodia está passando, algum tipo de relação com algum momento de sua vida, assim como o que ele procura na arte.
“Eu procuro refletir sobre as coisas que eu vivo em forma de música, eu acho que a letra é algo muito direto pra ser consumido, eu queria que as pessoas parassem um pouco mais pra observar os detalhes.”
Fonte:
Entrevista concedida à Waleska França em agosto de 2024.