Pesquisa e texto: Ana Vitória Medeiros
Edição: 2024
Unidade Proponente: CCTA- Departamento de Música/ UFPB
Fonte de Financiamento: Financiamento interno (EDITAL PROEX 13/2024 – PROBEX 2024/2025)
Coordenador (a): Luceni Caetano Silva de Oliveira Custodio
Coordenador (a) Adjunto (a): Ana Karenina de Freitas Jordão do Amaral
O “Projeto Vivace: Musicalização para adultos através da Flauta Doce” visa oferecer musicalização para adultos através da flauta doce, atendendo à crescente demanda de pessoas que buscam o Departamento de Música para aprender um instrumento. Levando em consideração que muitos adultos, ao não conseguirem vagas, saem desanimados, acreditando que perderam a chance de realizar um sonho de infância, o projeto propõe turmas coletivas para esse público, combinando a prática da flauta doce com teoria musical de maneira leve e agradável. O público-alvo inclui a comunidade externa da UFPB, abrangendo moradores de João Pessoa e cidades vizinhas, como Santa Rita, Cabedelo, Conde, e municípios da divisa Paraíba/Pernambuco.
Desde seu início em 2019, o projeto se desenvolve de forma presencial, com o objetivo de tocar em conjunto desde a primeira aula. Já foram realizadas apresentações no Cine Aruanda, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa e no Auditório da Reitoria da UFPB. Em 2020, com a pandemia, o projeto foi adaptado para o formato remoto, ampliando seu alcance para além das fronteiras do estado, com participantes de diversas regiões do Brasil. Em 2024, o projeto continuará a atender tanto alunos antigos quanto novos.
Além de contribuir para o bem-estar e saúde mental dos participantes, o projeto cria oportunidades para que alunos de graduação desenvolvam novas metodologias ao trabalhar com esse público específico. Com o apoio do Instituto Paraibano de Envelhecimento e outros parceiros, o Vivace também oferece um campo de observação e pesquisa para a pós-graduação.
Com seis anos de existência, o projeto já trouxe reconhecimento significativo, como o Prêmio Elo Cidadão no ENEX 2022, consolidando sua importância tanto para a comunidade quanto para os estudantes envolvidos no processo de ensino e aprendizagem musical.
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