O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 17/09/2024

Jornalismo com ciência feminista – podcast

Projeto UFPB.
Data de publicação: setembro 17, 2024

Pesquisa e texto: Ana Vitória Medeiros

Edição: 2024

Unidade Proponente: CCTA – Departamento de Jornalismo/ UFPB

Fonte de Financiamento: Financiamento interno (EDITAL PROEX 13/2024 – PROBEX 2024/2025)

Coordenador (a): Glória de Lourdes Freire Rabay

Coordenador (a) Adjunto (a): Norma Maria Meireles Macedo Mafaldo e Lucimeiry Batista da Silva Rabay 

Instagram: @com.ciencia.feminista

Spotify: https://open.spotify.com/show/7aAgCU18HIGYZSTxpWNZ3o?si=HpmhfGhWTH2pGoLyy8coTQ&nd=1&dlsi=479176664f014129

Tiktok: https://www.tiktok.com/@com.cincia.femini?_t=8k4w3ruysm6&_r=1

Jornalismo com ciencia feminista é um projeto de extensão, agora em seu terceiro ano, que visa a produção de três temporadas do Podcast Com Ciência Feminista, com 10 episódios cada, atualmente hospedado na plataforma Spotify, em quarta temporada – quando completará 40 episódios. A proposta surge da constatação de que, apesar das conquistas femininas desde o início do século XX, a mídia e o jornalismo continuam a falhar na representação adequada das mulheres, reproduzindo uma cultura de exclusão e invisibilidade. 

A iniciativa integra ensino, pesquisa e extensão. Nos cursos envolvidos, como Jornalismo, Radialismo, Mídias Digitais, Administração e História, há disciplinas que oferecem suporte teórico e técnico à proposta. No entanto, ações de ensino adicionais serão realizadas para aprofundar discussões sobre a história das mulheres, carreira acadêmica feminina, gênero, jornalismo científico e produção de podcast. A pesquisa sobre a produção científica das mulheres será fundamental para a criação dos roteiros dos episódios, completando o ciclo do tripé universitário através da publicação dos podcasts em plataformas de streaming e garantindo a disseminação de informações imparciais e verificáveis. Para a execução prática, serão utilizadas estratégias como a pesquisa bibliográfica em teses e dissertações disponíveis nos repositórios da Capes e universidades públicas brasileiras. A leitura destes trabalhos fundamentará o roteiro de entrevistas com as pesquisadoras que participarão do podcast.

Os objetivos gerais incluem popularizar a ciência e atividades acadêmicas realizadas por mulheres e pessoas hetero dissidentes, com foco em gênero, direitos das mulheres, diversidade sexual e de gênero, e suas lutas. Entre as metas específicas estão a produção de 30 episódios do podcast “Com Ciência Feminista”, a criação de 15 mini vídeos para divulgar os trabalhos das entrevistadas nas redes sociais, e a publicação de um livro digital com as melhores entrevistas. Além disso, o projeto busca fortalecer o debate sobre gênero e as lutas das mulheres, popularizar a produção científica de forma acessível e internacionalizada, e garantir acessibilidade com legendas nos vídeos e resumos em inglês e espanhol. 

O projeto também prevê a realização de um ciclo de eventos de formação, que incluirá minicursos sobre a história do movimento feminista, o conceito de gênero, a carreira acadêmica feminina, jornalismo científico e gênero, além de uma oficina prática sobre a produção de podcast. Atualizações e conteúdos serão publicados regularmente na página do projeto no Instagram, e será editado um livro com as melhores entrevistas, consolidando o reforço do tripé pesquisa, ensino e extensão na UFPB.

Fonte:

www.sigaa.ufpb.br

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *