O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 17/09/2024

Giordani Rodrigues

Jornalista, escritor e palestrante.
Data de publicação: setembro 17, 2024

Pesquisa e texto: Jonas do Nascimento dos Santos

Naturalidade: Patos-PB                                              

Nascimento: 8 de abril de 1965 // Falecimento: 31 de março de 2006

Atividade ofício-profissional: Jornalista e Palestrante    

Formação Acadêmica: Bacharelado em Comunicação Social – Habilitação Jornalismo – Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Publicações: Co-autor do livro Internet Legal – O Direito na Tecnologia da Informação (2003)                                        

Premiações:  Prêmio Sec Master 2005, na categoria Melhor Contribuição Jornalística                                                  

Artigos Publicados: Artigos impressos sobre tecnologia na Revista Homem Vogue e no Jornal da Biblioteca Pública do Paraná; artigos impressos sobre segurança na Internet na Folha do Litoral (PR)

Cargos Exercidos: Diretor-Fundador do site InfoGuerra, Diretor de Imprensa e Relações Públicas da Associação Brasileira de Direito e Tecnologia da Informação (ABDTI) e Colunista de Tecnologia da Revista Homem Vogue

Giordani Rodrigues foi um jornalista e palestrante natural de Patos, no sertão da Paraíba, mas radicado no Paraná. Era conhecido por ser criador do site “InfoGuerra”, um dos sites mais respeitados da área de Segurança da Informação no Brasil. Ele era o mais preparado jornalista brasileiro em matéria de segurança, privacidade e cibercrimes. Em diversas ocasiões Giordani orientou o site “Consultor Jurídico” sobre as melhores opções de segurança e como reagir em casos em que o site foi alvo de ‘invasores’. O jornalista Claudio  Julio Tognolli, na época do seu falecimento era repórter especial do Consultor Jurídico, e também professor da Escola de Comunicações e Artes da USP e fundador da Abraji – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, destaca o papel de Giordani: “Ele foi uma peça fundamental na fundação da Abraji, com seus conhecimentos precisos de ferramentas da internet, os quais não hesitava em compartilhar com quem precisasse dele”.  

Ele graduou-se em jornalismo pela UFPR – Universidade Federal do Paraná. Ele era também diretor de Imprensa e Relações Públicas da ABDTI – Associação Brasileira de Direito e Tecnologia da Informação e colunista de tecnologia da revista Homem Vogue. Giordani cursou também Engenharia Química e bacharelou-se ainda em Informática, também na UFPR. Em 2003 foi co-autor do livro ” Internet Legal – O Direito na Tecnologia da Informação” nesse mesmo ano realizou palestras sobre ‘Engenharia Social’ na Faculdade de Informática e Administração Paulista (FIAP),  sobre os temas ‘segurança na Internet’ e ‘técnicas de jornalismo investigativo na Internet’, no Ciclo de Palestras promovido em várias faculdades de Porto Velho (RO).

Em 2004 realizou palestras sobre técnicas de jornalismo investigativo na Internet nas Faculdades Integradas do Brasil (UniBrasil) em Curitiba (PR), sobre um modelo seguro de conduta de usuários de Internet no Brasil, evento ocorrido em São Luís (MA). Nesse mesmo ano foi moderador  de mesa redonda sobre crimes digitais durante a realização do 10º Seminário da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) de Capacitação e Inovação – Associação Instituto Tecnológico do Estado de Pernambuco (ITEP) em Recife (PE). Em 2005 realizou palestra online  com o tema ‘Roubo de identidade na Internet: você está seguro?’, durante o Dia Internacional da Segurança em Informática, promovido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

Publicou também artigos sobre tecnologia para revista “Homem Vogue” e no Jornal da Biblioteca Pública do Paraná, e sobre segurança na Internet na Folha do Litoral (PR). A maioria dos textos, porém, foi publicada de forma eletrônica, principalmente no site InfoGuerra ou  através de sites parceiros. No dia 31 de março de 2006 foi encontrado sem vida em sua residência em Curitiba, após as investigações serem concluídas foi confirmado que Giordani foi vítima de homicídio por asfixia cometido por Renilton Xavier de Souza, que por sua vez alegou que agiu em legítima defesa, depois de ser ameaçado pelo jornalista. Três dias antes de sua morte, Giordani recebeu em São Paulo, o prêmio Sec Master 2005, oferecido pela publicação Security Week, na categoria Melhor Contribuição Jornalística, pelo trabalho que desenvolveu durante cinco anos como editor do site InfoGuerra.

Fontes:

https://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/jornalista-e-encontrado-morto-em-seu-apartamento-9yljosk76xzyos7m7afwm1nim/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Giordani_Rodrigues

https://totalsecurity.com.br/noticia/1413/

https://www.conjur.com.br/2008-out-06/tj-pr_condena_homem_matou_jornalista_giordani/

https://www.observatoriodaimprensa.com.br/memoria/morre-especialista-em-seguranca-e-cibercrimes/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *