O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 24/09/2024

Behaviour

Banda.
Data de publicação: setembro 24, 2024

Pesquisa e texto: Laura Moura

Ano de Criação: 1989

Local de Origem: João Pessoa – PB

Gênero: Death Metal

Integrantes:  Eduardo Jarry (vocais), Thyago Trajano  (guitarra), Eduardo Amorim  (baixo) e George Medeiros (bateria).

Spotify: Behaviour

Instagram: @behaviour.osdm

Canal no Youtube: Behaviour

Criada em 1989, a veterana “Behaviour” é referência na cena underground paraibana. Após um longo tempo inativos, eles renascem com sons vorazes e críticos que além de abalar a estrutura do Death Metal regional, também destacam e valorizam esse cenário em crescimento. Apesar do período de recesso, eles retornam sedentos pelo bom e já conhecido Metal. Seus riffs não perdem a essência, na verdade, voltam com um tom mais brutal com letras que retratam a miséria, hipocrisia e decadência da sociedade. Além disso, o coletivo ainda se arrisca pelo death growl, técnica vocal bem conhecida pelo gênero, presente em suas composições e dando um toque mais tenebroso às obras.

Pessoense, a banda era, a princípio, composta por Eduardo Jarry (Vocal), Yuri Villar (Guitarra) e George Medeiros (Bateria). Em seus 2 primeiros anos de funcionamento, o grupo gravou duas demos: ‘Infested Brains (1991)’ e ‘Murder ‘s Picture (1992)’. Esses lançamentos só confirmaram ainda mais a decisão que eles haviam tomado durante a criação da banda: tocar Death Metal, na sua forma clássica, ‘OSDM’. Desde o início, seu som exalta o estilo musical e entre suas influências estão nomes icônicos como ‘Sepultura’, ‘Massacre’, ‘Obituary’ e muitos outros. Porém, apesar de sua presença no cenário cultural,  por questões pessoais, o Behaviour encerrou suas atividades em 1994, quando estavam para gravar o primeiro EP.

Após décadas tentando reunir o grupo novamente, em 2023, George e Eduardo decidem reativar a banda mesmo sem a presença dos outros integrantes. Em uma matéria da ‘Roadie Crew’, o baterista comenta: “o Behaviour teve sua trajetória interrompida de forma abrupta e muito precoce. Sempre tive a sensação de que a banda deveria ter produzido mais, feito mais shows. Estamos determinados a recuperar o tempo perdido. Fomos uma das primeiras bandas de Death Metal do Nordeste. Vamos deixar isso bem claro”.

Agora, com uma nova formação, o grupo está livre para produzir seus trabalhos de forma crítica e independente com a colaboração de novos parceiros. “Esse novo line up está bastante sólido. Eduardo Amorim (baixista) e Thyago Trajano (guitarrista) são músicos excepcionais, com a dedicação e disposição que se requer. Ambos têm o Death Metal no seu DNA, entendem a essência da banda, e, sabem o caminho que vamos seguir “, complementa Eduardo Jarry para ainda para a ‘Roadie Crew’. Ambos os integrantes já possuem décadas no Underground, tendo gravado e tocado no Brasil e no exterior, além de ter passado por várias bandas renomadas.

Após um longo hiato, a banda retorna com algumas produções, entre elas: o álbum ‘Rex Imbecilic (2023)’, com 10 faixas de puro Old School Death Metal, e o single Trust No One (2023)’. Produzido e mixado por Victor Hugo Targino (Soturnus, Forahneo, Undercroft), o disco aumentou a visibilidade artística do grupo, que volta a ocupar seu lugar na Cena Nordestina, mirando o futuro e afirmando seu legado. Com arte da capa criada pelo artista alemão Andreas Marschall, a obra critica o capitalismo e o atual estado da sociedade, marcado pelo egoísmo e consumismo desenfreado.

“Sempre foram relatos sobre o comportamento mais sombrio das pessoas. Puro cotidiano. A ruína social, desprendimento de sentimentos, egotismo extremo; Isso gerou psicopatas da pior natureza, assassinos em massa, grupos de extermínio, religiosos pedófilos, políticos sociopatas… A raça humana está em completa decadência e nós somos a trilha sonora”, comenta Jarry sobre o álbum para a ‘Roadie Crew’.

‘Rex Imbecilic’, ainda conta com a participação mais que especial de três gigantes do Underground Mundial: Kam Lee (Massacre) em ‘Trust No One’; Fernanda Lira (Crypta) na faixa ‘Black The Day’, e, Alex Kaffer (The Troops of Doom) em ‘Let Them Fall’.  Desde sua formação e atual reunião, a banda teve a honra de dividir o palco com outros grandes nomes do Underground Nordestino e Nacional, como: The Troops of Doom, Nephastus, Rot, The Mist, Medicine Death, Rebaelliun, Necrópolis, Expose Your Hate, Desalmado, Open The Coffin, Cruor, Mortífera, Krueger, entre outros. Assim, o grupo reafirma sua importância para o Death Metal paraibano através de sua contribuição artística, além de sua resistência e militância contra os sistemas opressores  durante todos esses anos.

Fontes:

https://open.spotify.com/intl-pt/artist/4vcOdXqiGZvNqusPXNqn5b

https://www.radiorock.com.br/2023/08/11/behaviour-veterana-banda-de-death-metal-brasileira-finalmente-lanca-album-de-estreia-no-streaming/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *