Pesquisa e texto: Jonas do Nascimento dos Santos
Naturalidade: Cubati – PB
Nascimento: 1960
Atividade artístico-cultural: pintor
Premiações: Prêmio de pintura Newton Navarro
O artista nasceu na cidade de Cubati, Paraíba. Mudou-se para o Rio Grande do Norte quando ainda era menino. Autodidata, sua maior convivência artística e profissional foi dentro do atelier do artista plástico e professor de artes na UFRN, Vicente Vitoriano. Assis Marinho já ganhou alguns prêmios em sua carreira e realizou várias exposições individuais e coletivas. Os quadros de Assis Marinho, em giz de cera, aquarela ou óleo, são imagens barrocas, lembranças dos anos vivenciando as secas pelo sertão do Seridó. Nas pinturas, agricultores são retratados em momentos de trabalho e religiosidade, como se fosse uma imagem revelada do artista e sua família, no tempo em que sua mãe, Luzia Jacinto de Medeiros, cuidava das crianças e da lavoura de feijão.
Assis ganhou alguns prêmios em sua carreira, realizou várias exposições, individuais e coletivas, mas prefere vender seus quadros pessoalmente. Em um concurso de arte que participou, o “Salão de Artes” promovido pela Capitania das Artes, o quadro de Assis Marinho não foi classificado e ele ficou bastante aborrecido. O artista se define como sendo um eterno menino do sertão, morador e apaixonado pelo Seridó norte-rio-grandense. Sua arte mostra exatamente essa vertente interiorana, poeticamente sertaneja. O talento de Assis não tardou a ser reconhecido e admirado na província. Aos 18, entrou em uma exposição, ganhou notoriedade, prêmios e uma passagem de ida para São Paulo, onde estudou na Escola de Arte Panamericana.
O dinheiro que ganhava, comprava as roupas da época, pagava a entrada no matinê do Cine Nordeste, evento esse que nunca perdia. Entre suas histórias, Assis lembra-se de Roberto Carlos, o artista pintou um quadro para o rei, deu-lhe pessoalmente e recebeu outros 50 cruzeiros de recompensa do ídolo. Pintar Miguel de Cervantes é uma das temáticas de Assis, que difere da sua pintura tradicionalmente sacra e nordestina. Essa obsessão pelo escritor espanhol nasceu nele depois de ler Dom Quixote. Dentre as suas atividades favoritas está a culinária, tendo como influência a rica cozinha seridoense.
Fontes:
https://fabiofariasf.blogspot.com/2010/01/o-artista-perfil-de-assis-marinho.html
https://anchietafotofranca.blogspot.com/2017/02/a-arte-sertaneja-de-assis-marinho.html
https://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa22560/assis-marinho