O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 30/09/2024

Nino Ramos

Data de publicação: setembro 30, 2024

Pesquisa e texto: Jonas do Nascimento dos Santos

Naturalidade: João Pessoa-PB                                                

Nascimento:  3 novembro 1956                                                                

Atividade artístico-cultural: cantor e compositor                                              

Álbuns Lançados: Mar e Sol e fabricado pela Polygram (1983);  Almanarte Brasil – Nino e Tom  (1986); Nino: Coração de porcelana (1993)                    

Participação em Bandas: Batuqueiros do Relento, Fogo Cruzado e Almanarte Brasil          

Natural de João Pessoa, Heronides da Silva Ramos, mais conhecido pelo pseudônimo artístico de Nino Ramos, teve seu primeiro contato com a música na minha infância. Naquela época, a TV era em preto e branco e ele, como a maioria das crianças que tinham televisão em casa, adorava assistir os seriados, entre eles, o Theo Monkeys, uma banda norte-americana que viviam aventuras musicais. Não possuindo formação acadêmica,havia iniciado dois cursos universitários, Licenciatura em Física e Educação Artística, ambos pela Universidade Federal da Paraíba, mas não concluiu nenhum. Iria lecionar Artes, porém, acabou desistindo no primeiro ano. Queria uma atividade profissional mais prática, então participou de três grupos musicais nos primórdios da sua carreira artística: Batuqueiros do Relento, Fogo Cruzado e Almanarte Brasil.

Sempre foi apaixonado ouvinte de rádio. Sendo assim, a grande maioria das músicas que tocavam no seu passado que gostava: Forró Pé de Serra, Sambas, Boleros, Baladas, e músicas internacionais por causa das melodias pois, não sabia o idioma inglês.  Iniciando sua carreira musical em Campina Grande, quando junto com seus amigos Ronaldo Farias, Bega, Lucas, Demas formou o grupo de samba Batuqueiros do Relento, onde tocavam em festinhas e botecos do bairro do Catolé. No grupo Fogo Cruzado, Ninou participou  do filme “O caso de Carlota” do cineasta Machado Bitencourt. No filme, além de participar como ator, compôs sozinho e em parceria a trilha sonora. 

Junto com seu amigo Wilton Soares criou a  banda Almanarte Brasil, foi uma época em que começaram a se profissionalizar e já faziam alguns shows locais dividindo palcos com outros artistas. Nino  define seu estilo musical como sendo “uma caixinha de biscoito sortidos” os ritmos e melodias, pequenas crônicas sobre o dia a dia dos seres, quanto mais as pessoas se encontrarem na música que compõe, mais o seu propósito encontra êxito. Afinal de contas, sua formação musical é de “pé de rádio”. Seu foco principal sempre foi compor, cantar e sonorizar o que se compõe. Em uma época da sua vida, por uma semana, estudou alguns exercícios de técnica vocal dados pela sua professora Socorro Teles numa igreja que frequentava. 

Entre os músicos que possuem grande admiração estão  Zizi Possi, Roberto Carlos, Elba Ramalho, Luiz Gonzaga, Nelson Ned, Elis Regina, Gonzaguinha, Maria Betânia, Alexandre Barros, Cátia Virgínia entre outros. Seu processo de compor consiste em primeiramente pensar num tema ou ele surgirá naturalmente, em seguida virá o refrão, se considera um compositor muito popular já que suas canções são de fácil compreensão do grande público, entende que o refrão é o ponto forte do que compõe. 

Suas músicas fizeram parte da trilha sonora de novelas da Rede Globo, da Manchete e do SBT, como: Brincar de ser feliz (Nino / Maria da Paz) da novela Pedra sobre Pedra (1992) com Chitãozinho e Xororó como intérpretes; Bailão de peão (Nino / Maria da Paz) da novela Estrela Guia (2001) com Chitãozinho e Xororó como intérpretes; Coração Pantaneiro (Nino) da novela O Pantanal com Sérgio Reis como intérprete; Fera mansa (Nino /Tivas Miguel) da novela América com Zezé Di Camargo e Luciano como intérpretes; Brincar de ser feliz (Nino / Maria da Paz) da novela Terra e Paixão (2023) Gustavo Mioto como intérprete; Brincar de ser feliz (Nino / Maria da Paz) no filme Evidências do amor (2024) estrelado por Fábio Porchat e Sandy tem a música como pano de fundo para uma cena romântica entre Fábio e Sandy. A dupla Leandro e Leonardo gravou a música Animal (Nino / Jefferson Farias). Nino possui um acervo musical de mais de quinhentas e cinquenta músicas gravadas.

Fontes:

https://ritmomelodia.mus.br/entrevistas/nino-ramos/#:~:text=O%20cantor,%20compositor%20paraibano%20Nino%20Ramos%20%C3%A9%20casado%20com%20Maria

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *