Pesquisa e texto: Ana Vitória Medeiros
Edição: 2024
Unidade Proponente: CCHLA – Departamento de Mídias Digitais/UFPB
Fonte de Financiamento: Financiamento interno (EDITAL PROEX 13/2024 – PROBEX 2024/2025)
Coordenador (a): Mateus Dias Vilela
Instagram: @midiasufpb
O @midiasufpb é um projeto de extensão que tem como objetivo geral criar conteúdos para as redes sociais do curso de Comunicação em Mídias Digitais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com o intuito de estreitar a ligação entre teoria e prática profissional. Através de vídeos, imagens e animações que discutam a comunicação contemporânea, pretende-se também apresentar a graduação de uma forma mais atrativa e informativa. Além disso, a iniciativa busca o aumento da visibilidade do curso dentro e fora da universidade, a colaboração na integração extracurricular entre estudantes e professores para troca de experiências profissionais, e o aprimoramento das habilidades técnicas e criativas dos estudantes, especialmente no uso das redes sociais e na produção de conteúdo. Ademais, o projeto busca expandir o alcance do curso, visando atrair estudantes concluintes do ensino médio interessados na área de mídias digitais, bem como fornecer suporte para que os alunos possam estruturar portfólios competitivos para o mercado.
Habilidades essenciais para a atuação dos estudantes no âmbito profissional, como copywriting, manuseio de softwares específicos e planejamento de conteúdos, serão aprimoradas por meio da troca de conhecimentos e da experiência prática, que será posteriormente refletida nos portfólios dos participantes. Ao final, o impacto do projeto será positivo tanto para docentes, discentes e voluntários diretamente envolvidos, quanto para a UFPB e a sociedade como um todo. A formação de profissionais mais qualificados e a disseminação de conhecimento em mídia digital são benefícios esperados que irão além dos limites do curso, contribuindo para o fortalecimento da comunicação digital contemporânea na universidade e no mercado.
Fonte: