Pesquisa e texto: Jielida Carla
Município: Sítio São João / Pombal – PB
Atividade artístico-cultural: Artesanato, Confecção de peças em Cerâmica
Instagram:@quilomborufinospombal
Facebook: Associação Quilombola “Os Rufino” Pombal-PB
Na comunidade quilombola Os Rufinos, a tradição do trabalho com barro é passada por gerações, focando na produção de utensílios domésticos. Hoje, o grupo cria peças de cozinha com design atemporal e sofisticado, além de bonecas e figuras que refletem o cotidiano da comunidade.
O trabalho com barro, que remonta a gerações, ganhou um novo impulso econômico em 2008 com a formação de um grupo de artesanato e uma associação para resgatar a história ancestral e consolidar direitos. No ateliê “Casa de Barro”, a argila local é transformada em utensílios de cozinha, incluindo panelas, potes, e peças decorativas, através de um processo artesanal que pode durar até 20 dias. Seus produtos são vendidos em cinco pontos físicos na Paraíba e em feiras regionais, atendendo a encomendas de restaurantes e consumidores.
A arte de moldar barro na comunidade quilombola Os Rufinos começou com Mãe Quina, que ensinou suas filhas a produzir panelas para troca. A venda das peças e a produção por encomenda surgiram na geração seguinte, com Edith, Francisca, Maria e Hilda. Em 2008, Manoel Silva Santos, com apoio do SEBRAE, promoveu uma oficina para resgatar técnicas tradicionais, complementada em 2013 com formações da mestra Maria José de Maturéia. Hoje, o grupo de 15 artesãos se reúne na “Casa de Barro”, onde dividem tarefas e lucros, consolidando-se como referência na cerâmica paraibana.
O Quilombo Os Rufinos, situado na Zona Rural de Pombal, Paraíba, é um território adquirido por famílias no início do século XX, e não formado por população refugiada. Banhado pelos rios Piranhas e Piancó, o ciclo de secas e cheias alterna o artesanato com barro e a agricultura, incluindo cultivo de arroz vermelho, milho e feijão, além da criação de gado. A comunidade também utiliza plantas locais para chás. Tradicionalmente, celebram novenas para Santa Luzia e São José, além de uma procissão em honra a Nossa Senhora da Conceição.
Fontes:
https://redeartesol.org.br/rede/quilombolas-os-rufinos/
https://www.instagram.com/quilomborufinospombal/
https://www.facebook.com/p/Associa%C3%A7%C3%A3o-Quilombola-Os-Rufino-Pombal-PB-100069289621567/
Fotos: Bruna Dias