O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 07/10/2024

Santa Luzia Redes e Decoração

Loja de redes feitas com algodão orgânico e reciclado, além de mantas, almofadas, cortinas e outras especialidades, localizada em João Pessoa.
Data de publicação: outubro 7, 2024

Pesquisa e texto: Surama Marjouri

Endereço: Av. João Maurício, 193 – Manaíra, João Pessoa – PB, 58038-000

Telefone: (83) 3247- 3577

Horários de funcionamento: De segunda a sábado das 9:00 h às 18:00 horas; Aos domingos é fechada.

Instagram: @santaluzialojajp

Site: https://redesantaluzia.com.br/

Youtube: https://www.youtube.com/@SantaluziaecostoreBr

A empresa Santa Luzia Redes e Decoração, existe desde 1986 produzindo em São Bento, na Paraíba, redes, mantas, almofadas, jogos americanos, cortinas, tapetes, acessórios, entre outros produtos feitos com fios sustentáveis e ecológicos que dialogam com espaços urbanos, contemporâneos e informais.

São artigos têxteis pensados em ambientes e pessoas que desejam conforto, qualidade, originalidade e que se preocupam com a natureza. A loja bem estruturada, ambientada de maneira a trazer uma experiência de aconchego, lar e acolhimento para quem visita, fica localizada à beira mar da orla de Manaíra, em João Pessoa, um ponto extremamente turístico, visitável e movimentado todos os dias.

Os produtos podem ser enviados para todo o Brasil e as compras podem ser realizadas de maneira online pelo Whatsapp, disponibilizado em suas redes sociais.

São peças desenvolvidas por artesãs e tecelões, de modo exclusivo e único. Cada trama é tecida em teares mecânicos e manuais com técnicas artesanais que dialogam com a inovação do design contemporâneo, e geram produtos singulares para decoração. A empresa é voltada para um olhar apurado na estética, no desenvolvimento sustentável e na agricultura familiar.

O Arranjo Produtivo Local envolve cerca de 400 famílias na Paraíba, incluindo comunidades tradicionais como Quilombos e agricultores em assentamentos rurais. As artesãs trabalham, na maioria, em suas próprias casas localizadas em áreas remotas – onde o artesanato é a única fonte de geração de renda e de poder econômico para estas mulheres.

A cadeia produtiva gerida pela Santa Luzia levou a empresa a se destacar no setor de decoração sustentável no país. Além do reconhecimento internacional do prêmio de Excelência Artesanal com chancela da Unesco e a seleção por curadoria em feiras mundiais de design como a Maison & Object, em Paris.

Um relato inserido no site da empresa Santa Luzia Redes e Decoração diz: 

“Descubra a exclusividade e o luxo nas redes de dormir e decoração da Santa Luzia. Especializada em peças artesanais, nossa loja oferece produtos únicos e de alta qualidade, confeccionados com materiais ecológicos. Leve esse diferencial para a sua casa com peças que fogem dos designs genéricos e de baixa qualidade. Aqui, sustentabilidade e elegância se unem para criar ambientes autênticos e encantadores”.

Cadeia produtiva

A peça chave e de grande destaque desta arte é sem dúvida o algodão colorido orgânico. Desenvolvido pela Embrapa Algodão, por meio do cultivo agroecológico, nossa pluma já nasce colorida, sem o uso de aditivos e corantes. O algodão colorido orgânico é cultivado com contrato de compra garantida. A Santa Luzia Redes e Decoração paga pela pluma o maior valor por quilo no país.

As artesãs trabalham, na maioria, em suas casas, dominando técnicas como macramê, crochê e bordados. Como vivem em locais remotos, o artesanato é uma renda fundamental para estas mulheres – que precisam estar próximas de seus filhos.

Na fábrica, tecelões e costureiras executam peças confeccionadas a partir de coleções temáticas, desenvolvidas com inovações no design.

O esforço da empresa é em recuperar a cultura do algodão e manter a cadeia sustentável, dando segurança para o agricultor, evitando o êxodo rural.

A Paraíba já foi o maior produtor da pluma no país no denominado ciclo do Ouro Branco. Hoje, o diferencial é a produção do algodão colorido agroecológico. A cadeia produtiva gerida pela Santa Luzia, é a maior produtora de algodão colorido do Estado e oferece ao mercado plumas, fios e produtos têxteis criativos e acabados.

O diretor Armando Dantas, conta como a Santa Luzia Redes e Decoração, desde 1986, une tradição artesanal, lã e inovação sustentável para transformar histórias pessoais em espaços aconchegantes, para todos os lares.

Para conhecer um pouco mais sobre todo o processo, história da fundação e curiosidades sobre esse belo trabalho, assistam aos vídeos:

https://www.instagram.com/p/C-vlyAvRY7G/

https://www.youtube.com/watch?v=7WbQQaCiXHM&t=24s

Prêmios

2020 – Prêmio de Artesanato no Festival Economia Criativa de João Pessoa

2018 – Reconhecimento de Excelência Artesanal do Cone Sul – World Crafts Council – WCC com recomendação da UNESCO

Mostras

2020 – São Paulo Design Week – Design Oriund

2019 – Milão Design Week – Casa Brasil: Essentially Diverse no Museo della Permanente

2019 – Paris Design Week – Maison & Object em Paris – Setor Signature Forever – destinado a produtos de alto padrão

Fontes:

https://redesantaluzia.com.br/

https://www.instagram.com/santaluzialojajp/

https://www.youtube.com/@SantaluziaecostoreBr

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *