O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 07/10/2024

A história do estádio Almeidão

O icônico estádio carrega uma história que leva até mesmo uma partida da seleção brasileira.
Data de publicação: outubro 7, 2024

 

Pesquisa e texto: Guilherme Lopes

O José América de Almeida Filho, popularmente conhecido como Almeidão, é um dos maiores estádios de futebol da Paraíba, antes apelidado de Satyrão, abrigando clubes como Botafogo-PB e Auto Esporte.

Fundado no dia 9 de março de 1975, com seus 49 anos, possui uma histórica rica esportivamente e culturalmente para população pessoense, passado de geração em geração.

Nos anos 70, a crônica esportiva pressionava os políticos para a construção de um novo estádio moderno no estado, levando como exemplo o Rei Pelé, em Alagoas, o Machadão em Natal, e o Castelão, em Fortaleza.

Ao mesmo tempo, a imprensa de Campina Grande também cobrava um estádio na região. Para satisfazer as duas partes, o governador paraibano à época, Ernani Sátyro, chegou a sugerir a construção do estádio no Distrito do Cajá, em Caldas Brandão, local que fica entre Campina Grande e João Pessoa.

Sem acordo, ficou decidido que os dois grandes pólos do estado teriam seus próprios campos. Sendo assim, em março de 1975, estreou tanto o Amigão, em Campina Grande, em homenagem ao governador Ernani Sátyro, que tratava seus conhecidos como amigos próximos, como também o ainda Satyrão, em João Pessoa.

A primeira partida no estádio da capital, marcava um embate entre o Botafogo da Paraíba e o do Rio de Janeiro, com uma vitória carioca por 2×0. Tempos depois, o estádio seria rebatizado de José Américo de Almeida, em homenagem ao político e escritor paraibano.

Além dos diversos clássicos, decisão de Copa do Nordeste, e título do Brasileirão Série D, o Almeidão já recebeu um amistoso da seleção brasileira diante da Iugoslávia em 1989. O confronto terminou empatado sem gols, no confronto que marcava a preparação para a Copa do Mundo no ano seguinte.

Atualmente, o Almeidão recebe partidas do Campeonato Paraibano, Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Série C. Neste ano, chegou a ser “casa” do Campeonato Carioca, em uma partida  entre Nova Iguaçu e Flamengo.

Fonte:

https://soesporte.com.br/historia-dos-estadios-almeidao-e-amigao/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *