Pesquisa e texto: Ana Vitória Medeiros
Ano de criação: 2005
Edição: 2024
Unidade Proponente: CCTA – Departamento de Música/ UFPB
Fonte de Financiamento: Financiamento interno (EDITAL PROEX Nº 04/2024 FLUXO CONTÍNUO DE EXTENSÃO – FLUEX 2024/2025)
Coordenador (a): Francisco Xavier de Souza Neto
Instagram: @circulodetamborespb
O Círculo de Tambores é uma proposta educativa que tem como objetivo reunir pessoas, independentemente de sua experiência prévia, para tocar tambores e outros instrumentos de percussão além da construção de comunidades e o prazer, auto expressão, redução do estresse, unificação e a experiência espiritual dos participantes. Esse espaço busca não apenas a musicalidade, mas também o fortalecimento de vínculos sociais e emocionais, como o prazer, redução do estresse, unificação e a experiência espiritual, entre os participantes.
Em termos metodológicos, o Círculo de Tambores se fundamenta na filosofia da Música Recreativa, que promove apoio e expressão pessoal. Os facilitadores adotam uma abordagem intuitiva, criando um ambiente onde todos os participantes são igualmente valorizados. Todos fazem parte da experiência musical, que é essencialmente improvisacional, sem ensaios ou correções, não havendo plateia. O facilitador atua como um guia, promovendo a conexão entre os membros do grupo.
A organização do espaço é outra dimensão importante do projeto. Os participantes se sentam em círculo, promovendo a inclusão e a interação. Para grupos maiores, é necessário adaptar a disposição das cadeiras em círculos concêntricos, garantindo visibilidade e acessibilidade. No caso específico do círculo do projeto, também são realizadas atividades em pé, com o facilitador ao centro, intensificando a dinâmica e a participação ativa de todos os envolvidos.
Em suma, o Círculo de Tambores é uma prática rica que promove não apenas a musicalidade, mas também a saúde mental, a socialização e a autoexpressão, contribuindo para o bem-estar individual e comunitário.
Fonte: