O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 29/10/2024

Pedra da Escada

Localizada na zona rural de Baraúna, a Pedra da Escada, vista de longe, parece ter sido esculpida pelo homem, mas ao nos aproximarmos, percebemos que suas feições são obra da natureza.
Data de publicação: outubro 29, 2024

Pesquisa e texto: Jielida Carla

Localização: Baraúna – PB

Distância de João Pessoa: 229 km

Via de acesso: BR 230

Baraúna, no seridó paraibano, é um município repleto de atrativos naturais, com apenas 50 quilômetros quadrados de extensão, onde suas paisagens exuberantes se estendem por toda a região, 

O diferencial dos atrativos do município de Baraúna são suas trilhas na natureza. Na caatinga, é possível encontrar diversas espécies nativas, como o Mandacaru, o Xique-xique, a Jurema branca, a Amburana e a Barriguda. A Pedra da Escada é um dos destaques turísticos da região.

Localizada na zona rural de Baraúna, a Pedra da Escada, vista de longe, parece ter sido esculpida pelo homem, mas ao nos aproximarmos, percebemos que suas feições são obra da natureza. As fraturas na rocha seguem um veio de quartzo ou outro mineral distinto, evidenciando uma erosão diferencial resultante de processos de intemperismo físico e químico. Esse cenário confere a Baraúna e à Paraíba uma exclusividade que só as geoformas podem proporcionar, estimulando a imaginação das pessoas e embelezando a paisagem.

Esse impressionante matacão se encontra em uma das reservas da caatinga, na comunidade do Mendes, a cerca de 10 quilômetros da sede municipal. Os mistérios que cercam essa formação rochosa são explicados pela ciência através de processos naturais. As características que lembram uma escada são resultado do intemperismo, que afeta um veio mineral distinto da rocha circundante. Apesar da aparência, a subida é bastante difícil, e poucas pessoas se aventuram a tentar escalá-la.

Na região, há diversos geossítios que apresentam diferentes processos de intemperismo, além do bioma nativo da caatinga, que abriga uma rica biodiversidade de plantas e animais. Por isso, a área é altamente propícia ao turismo, destacando-se em trilhas ecológicas, aulas de campo, turismo de aventura e ecoturismo.

Fontes:

https://www.instagram.com/reel/C2SriUwJkBd/?igsh=MW5mNjUzd3NhdTljNA== 

https://www.youtube.com/watch?v=sXuM51HWu1U https://www.facebook.com/watch/?v=787773882209523 

https://www.instagram.com/p/CS2ykEttbQE/?igsh=MWJ2aHUzcDYxeWlhYg%3D%3D&img_index=1 

Yahoo

Fotos:

Google

@gabriel.paiva.cavalcante

@carlitos_paraiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *