Pesquisa e texto: Jonas do Nascimento dos Santos
Cidade de Origem: Campina Grande-PB
Fundação: 2019
Membros: Johnny Glaydson (voz e guitarra), Matheus Oliver (guitarra), Matheus Henrique (baixo), Rodolfo Diniz (bateria)
Álbuns Lançados: Remnants of Sanity; Convictus?
Premiações: Melhor Banda de Metal pelo Prêmio Profissionais da Música (2021)
Facebook: https://www.facebook.com/fourkaos.fourkaos/
Instagram: @fourkaosoficial
YouTube: https://www.youtube.com/c/FourkaosOficial
Spotify: Fourkaos
A Fourkaos é uma banda de groove/thrash metal formada em 2019 na cidade de Campina Grande, composta por Johnny Glaydson (Vocal e Guitarra), Matheus Henrique (Baixo), Matheus Oliver (Guitarra principal) e Rodolfo Diniz (Bateria). Em seu primeiro ano lançou seu primeiro álbum “Remnants of Sanity” lançado no dia 13 de julho de 2019, o dia mundial de celebração do Rock. A Fourkaos já chegou com a articulação do seu álbum de estreia com o intuito e um foco no trabalho autoral, desenvolvendo shows nas principais cidades do Nordeste para fazer uma pré divulgação do projeto.
O Nordeste brasileiro é e sempre foi uma grande potência criativa da música pesada nacional, especialmente em se tratando das vertentes mais extremas, a Fourkaos veio com a intenção de executar um som diversificado, agressivo e moderno, abusando das influências de Groove, Thrash, Heavy, entre outros subgêneros. O lançamento do primeiro single de seu segundo álbum lhe rendeu a indicação de Melhor Banda de Metal de 2021 pelo Prêmio Profissionais da Música.
Seu segundo álbum, intitulado “Convictus?” contém 5 faixas inéditas, além de outras duas lançadas anteriormente, tem produção da própria Fourkaos, com mixagem e masterização de Victor Hugo Targino. A capa do álbum foi criada pela Fourkaos com apoio de Victor Barbosa (Artista) e Joseph Glaryston (Designer). O álbum aborda temáticas cíclicas e conflituosas que todo ser humano passa ou passará em sua experiência de vida. É um projeto existencial e o mais contemplativo da banda, demonstrando o amadurecimento e a força de composição de músicos que almejam a consolidação de um metal com cada vez mais qualidade e profundidade.
Segundo informações contadas pelo baixista da banda, Matheus Henrique seu álbum mais recente lançado possui muitas variações e diversidade de influências dentro do Metal, além de influências sutis da musicalidade e identidade brasileira. Nele conseguimos explorar nossa língua materna, mesmo com o foco das letras sendo em inglês; claro, não de forma solta, mas de uma forma justificada. Houve muito amadurecimento nosso durante o processo como músicos, e isso refletiu neste belo álbum que transita de momentos energéticos a momentos atmosféricos.
Também segundo ele, Convictus? Foi o álbum mais desafiador e mais prazeroso de se trabalhar, a conexão dos integrantes no momento de composição foi de muita entrega e o resultado não poderia ser outro: músicas que curtimos, técnicas, com equilíbrio entre o moderno e o tradicional, com muito sentimento e personalidade. Os integrantes da banda se sentiram animados para que todos os fãs curtam e apreciem seu novo trabalho. A elaboração do novo álbum envolveu um processo de muito aprendizado e repleto de experiências maravilhosas individuais e em conjunto, um mix de orgulho, euforia pelo resultado e sentimento de realização.
É justo afirmar que a Fourkaus adquiriu uma maturidade invejável e rara, considerando uma formação com tão pouco tempo de estrada. “Convictus?” é, sem dúvidas, um disco coeso, poderoso, e que merece uma atenção especial do público consumidor do dito “Metal moderno”, assim como os próximos passos desses talentosos paraibanos, que provavelmente nos reserva ótimas surpresas para o futuro.
Fontes:
https://whiplash.net/materias/cds/362204-fourkaos.html
https://overrocks.com.br/2023/10/fourkaos-lanca-seu-aguardado-segundo-album-de-estudio-convictus/
https://www.wikimetal.com.br/fourkaos-album-remnants-of-sanity/