O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 18/11/2024

João Oliveira

Cantor e compositor.
Data de publicação: novembro 18, 2024

Pesquisa e texto: Jonas do Nascimento dos Santos

Naturalidade: Campina Grande-PB                                              

Nascimento: 20 de outubro de 1964                                                                

Atividade artístico-cultural: Cantor e compositor

Instagram: @joaooliveiracantorofc

YouTube: @JoaoOliveiraOficial

O cantor e compositor paraibano João Oliveira nasceu em Campina Grande, em 20 de outubro de 1964, ele é filho de José Oliveira Albuquerque e Maria Expedita Oliveira Albuquerque e começou a cantar e tocar na noite, em bailes e barzinhos. Desde então, ele dedica sua vida a cantar e compor canções que viraram sucessos e seguem intactas na memória dos amantes da música romântica. O artista tem a música como base e está, desde o início de sua carreira, envolvido com canções que falam sobre corações apaixonados. A curiosidade de João pela música começou em casa, vendo seus irmãos tocarem pagode em reuniões de amigos e sua carreira profissional teve início aos 20 anos. Também se considera eclético e toca vários gêneros de música em suas apresentações.

São 16 CDs gravados, um LP e mais de 200 músicas interpretadas por grandes artistas, como Forró do Muído e Banda Cascavel. A composição de maior sucesso do artista é “Fora de Mim”, gravada pela banda Magníficos. João vive apenas da música e seu maior ídolo da cultura nordestina é o cantor Flávio José. Ele considera que é muito bom trabalhar com o que gosta e que, se não amasse o que faz, já teria desistido. A composição mais famosa de João Oliveira é “Fora de Mim”, gravada pela banda Magníficos. 

João sempre faz menção ao seu amigo e humorista falecido, Shaolin. Ele destaca que Shaolin era uma pessoa humilde, que sabia animar qualquer ambiente e que o apoiava em sua trajetória artística. “Nós éramos carne e unha”, como costuma lembrar de seu amigo. Tendo a música como profissão, João acredita que compor canções é um dom e que existem muitos bons compositores que não foram descobertos. Além de interpretar suas músicas nos palcos de grandes festivais, João segue sua carreira encantando o público e cantando grandes sucessos que ficaram marcados nas vozes de artistas nordestinos.

Fonte:

https://reporterjunino.com.br/2016/06/24/joao-oliveira-o-compositor-que-marcou-o-coracao-dos-forrozeiros/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *