Pesquisa e texto: Jonas do Nascimento dos Santos
Naturalidade: Puxinanã-PB
Nascimento: 17 de junho de 1968
Atividade artístico-cultural: Poeta, cantor, compositor e músico sanfoneiro
Nº de Disco Lançados: 13
Site Oficial: https://poetafrancinaldo.blogspot.com/
Instagram: @poetafrancinaldo_
Facebook: Poeta Francinaldo
Representante da música paraibana, Francinaldo Porto Guimarães, mais conhecido artisticamente como Poeta Francinaldo, filho dos comerciantes Francisco Félix Guimarães e Maria Porto Guimarães, nasceu no município paraibano de Puxinanã no dia 17 de junho de 1968 e se criou em Pocinhos, também na Paraíba. Descobriu sua vocação para rima e tocador de acordeon quando tinha apenas 16 anos de idade, influenciado pelos pais que tocavam pandeiro. O poeta, cantor e compositor começou sua vida artística em 1988 cantando músicas em eventos e festas populares, fazendo rimas e animando comícios políticos. Com seu lado irreverente e versos improvisados fez muito sucesso nas apresentações.
A inspiração para compor suas músicas surgiu da fé em Deus, da paz interior que possui, da família, e principalmente da veia artística. A música Rei do Baralho do ídolo Teixeirinha, em quem se inspirou, foi a primeira canção que deu origem a sua carreira de cantor e até hoje é sucesso garantido e marca registrada em seus shows. Para compor, prefere a madrugada, no silêncio sem ninguém saber e nem ver, passa mais de hora dedilhando na sanfona até encontrar a rima perfeita para suas canções. Com um repertório diversificado, canta músicas do forró de raiz, famoso pé de serra ao estilo brega com letras que falam do nordeste, do coração e do amor.
Destacou-se em Campina Grande-PB, e com a gravação de seu primeiro disco em 1995 as portas para o sucesso se abriram possibilitando a realização de shows em várias cidades da Paraíba e outros lugares do Brasil, como Curitiba (PR), Salvador (BA), Guarujá (SP)e Brasília (DF). De todos os shows feitos Brasil afora, o que marcou a sua história foi quando colocou o filho, Fabiano Guimarães, para tocar pela primeira vez com ele. Fabiano herdou do pai o talento para cantar e tocar acordeon.
O poeta ao longo de sua carreira não encontrou grandes dificuldades por possuir o dom do improviso. Considera Arnaldo Farias, Os nonatos e Moacir Laurentino como os melhores repentistas no mundo da poesia. Com mais de 30 anos de carreira é um artista de pouca mídia, mas credenciado na Paraíba, e muito respeitado. Já gravou 13 CDs e 2 DVDs, e teve participação de alguns artistas, dentre eles, Amazan e o próprio filho, Fabiano Guimarães. Merecedor de muitas premiações, conquistou o Troféu Gonzagão, a Base em Curitiba, entre tantas outras.
Em 2015 participou do Programa do Ratinho em rede nacional de televisão SBT representando a Paraíba. Fez uma apresentação de 7 minutos só de improviso para mostrar a 60 milhões de telespectadores que é dono de um talento digno de apreciação. Atualmente divide o palco com o filho.
Fontes:
https://reporterjunino.com.br/2016/06/23/poeta-francinaldo-mestre-do-improviso/