Pesquisa e texto: Ana Vitória Medeiros
Edição: 2024
Unidade Proponente: CT – DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO / UFPB
Fonte de Financiamento: Financiamento interno (EDITAL PROEX 13/2024 – PROBEX 2024/2025)
Coordenador (a): Patrícia Alonso de Andrade
Coordenador (a) Adjunto (a): Amélia de Farias Panet Barros
Instagram: @trama.cidadecidadania
O projeto “Cidade e cidadania: educação urbana em João Pessoa” é realizado pelo TRAMA – Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPB que visa dar continuidade à criação, aplicação e divulgação de cartilhas sobre educação urbana voltadas para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. O objetivo é promover a troca de conhecimento sobre questões urbanas entre o ambiente acadêmico e a percepção das crianças e adolescentes, abordando temas como a complexidade dos problemas urbanos e ambientais, o papel do espaço público e a cidadania.
A meta do projeto é criar, aplicar e divulgar materiais relacionados às temáticas arquitetônicas e urbanísticas com foco nas problemáticas de João Pessoa, e com linguagem e programação visual voltadas para crianças e adolescentes, a fim de despertar o senso crítico e a reflexão sobre o direito ao espaço público. Além de aproximar a comunidade acadêmica da comunidade civil, promovendo o debate sobre abordagens mais humanas e participativas, compartilhando conhecimento sobre João Pessoa e sua legislação urbanística.
A metodologia do projeto é participativa, visando democratizar o acesso à informação e valorizar o olhar dos cidadãos sobre a cidade. A equipe é dividida em dois Grupos de Trabalho (GT): o GT Teoria, responsável pela produção do conteúdo textual, e o GT Comunicação, focado no design e na divulgação. As etapas de trabalho incluem a capacitação dos membros, discussões em mesas de debate e rodas de conversa, planejamento e execução de ações externas, e divulgação dos resultados.
Com a produção das cartilhas, espera-se que os participantes adotem um posicionamento ativo em relação às suas realidades, reconhecendo seus direitos e deveres como cidadãos. Também se pretende estimular na comunidade acadêmica o olhar para a responsabilidade social dos profissionais de arquitetura e urbanismo, produzir um material didático que apoie professores, desenvolver habilidades de comunicação dos acadêmicos com o público jovem, e promover um impacto local que conscientize outras pessoas, formando uma rede educativa e contribuindo para uma gestão mais sustentável das cidades.
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