Pesquisa e texto: Sandra da Costa Vasconcelos
Município: Taperoá – PB
Lançamento: 18 de novembro de 2024
Um dia imerso em algumas partes da história do escritor Ariano Suassuna levará os visitantes à cidade de Taperoá, no cariri da Paraíba, a aprender um pouco mais sobre a obra do autor de “A Pedra do Reino” e “O Auto da Compadecida” em um passeio cultural e histórico.
No caminho de letras e contos poéticos de Ariano, o turista poderá dar uma bela volta pela cidade e conhecer seus pontos históricos centrais. Ao chegarem em Taperoá, os visitantes irão parar em uma sala preparada com o artesanato da cidade, onde vão poder apreciar e comprar peças em crochê e outros tipos. O boneco gigante do mestre Ariano fará a recepção no local, onde também existe uma pequena exposição montada com telas do artista plástico, Felipe Sérvulo.
A visitação ainda conta com o Museu, a antiga casa de Ariano, no Centro, para onde ele sempre voltava ao visitar a cidade e a Fazenda Carnaúba, com a fábrica de queijos de vaca e cabra, a segunda casa do escritor. O turista também visitará a pedra Ilumiara Jaúna com desenhos esculpidos, projeto que o escritor idealizou, e atualmente é realizado pelo filho de Ariano, Manuel Dantas, o qual é dedicado à área artística. A visita a Taperoá, se encerra no pôr do sol na ponte dos Arcos, no Centro, com a banda filarmônica Honório Capiba.
A comunidade de Taperoá possui pertencimento e orgulho do seu bem maior, de ter tido um conterrâneo que elevou os valores culturais do município e do Brasil., onde todos podem respirar Ariano Suassuna e sua obra literária, bem como o movimento Armorial, que tem a autenticidade do lugar.
Fontes: