O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 24/11/2024

Crap – Centro de Referência do Artesanato Paraibano

O equipamento, localizado num casarão histórico no bairro de Tambiá em João Pessoa, é mais um importante espaço de desenvolvimento do artesanato paraibano.
Data de publicação: novembro 24, 2024

Pesquisa e texto: Jonas do Nascimento dos Santos

Localização: Rua Odon Bezerra n° 99, Tambiá, João Pessoa-PB                    

Data de Inauguração: 21 de setembro de 2023                                                

Atividades: Solicitação de Carteira do Artesão, Capacitação Profissional, Participação de Curadorias, Atendimento aos Clientes                    

Estrutura de Serviços: Local de atendimento; Sala de reunião; Auditório destinado a eventos de capacitação

Horário de Funcionamento: De Segunda à Sexta das 9h às 17h

O Centro de Referência do Artesanato Paraibano (Crap) foi inaugurado em João Pessoa no dia 21 de setembro de 2023, pelo governador da Paraíba em exercício, João Azevêdo. O equipamento, localizado num casarão histórico no bairro de Tambiá em João Pessoa, é mais um importante espaço de desenvolvimento do artesanato, com destaque para o funcionamento de um laboratório permanente de inovação e design, permitindo que os profissionais desse segmento estejam em constante atualização, sem abrir mão de uma produção artesanal genuína. Na ocasião, o governador João Azevedo, ressaltou a satisfação de entregar mais um importante equipamento para atender uma demanda do artesanato paraibano. 

Em um só espaço, o artesão paraibano pode contar, ainda, com um local de atendimento, sala de reunião, sala de capacitação, além de abrigar a Federação do Artesanato e a Curadoria e um escritório onde os clientes, mediante agendamento prévio, são atendidos. O espaço conta, ainda, com uma sala destinada às entidades representativas do artesanato, como federações, sindicatos, associações e cooperativas. Os artesãos podem dispor, também, de um laboratório de inovação e tecnologia, para aprimorar os processos e os produtos do segmento, com o apoio de outros parceiros, além de três salas, destinadas à sede administrativa do Programa do Artesanato Paraibano. O local conta ainda com recepção; auditório; cozinha; área de serviços; e banheiros e passou por uma reforma que representou investimentos de R$ 815 mil.

O Crap pode oferecer aos artesãos uma grande estrutura, proporcionando condições de capacitação, entre outras atividades. Na cerimônia de inauguração do Crap o  prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, parabenizou a gestão estadual pelo espaço e destacou a parceria para a implantação do Laboratório de Inovação e Design:  “O Crap vem realizar um sonho. O Programa do Artesanato Paraibano completou 20 anos em 2023 e o governador João Azevêdo e a primeira-dama Ana Maria Lins deram de presente esse importante espaço de coworking, de capacitação, de oficinas e laboratórios para apoiar o artesão com mais tecnologia e inovação. Já temos inúmeros projetos de interiorização, como fizemos com o Crença”, afirmou Cícero Lucena durante a inauguração.

Fontes:

https://www.osguedes.com.br/2023/09/21/joao-azevedo-inaugura-centro-de-referencia-do-artesanato-paraibano/

https://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2023/09/21/centro-de-referencia-do-artesanato-paraibano-e-inaugurado-em-joao-pessoa.ghtml

https://www.abrajetpb.com.br/2023/09/22/em-joao-pessoa-e-inaugurado-centro-de-referencia-do-artesanato-paraibano/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *