Pesquisa e texto: Jonas do Nascimento dos Santos
Naturalidade: Campina Grande-PB
Nascimento: 22 de março de 1958
Atividade artístico-cultural: Cantor e compositor
Facebook: Marcelo Lancelott
Instagram: @marcelolancelott
O cantor e compositor paraibano Marcelo Lancelott é natural de Campina Grande, sendo registrado pelo nome de batismo de Francisco Marcelo Ferreira. Entre os anos de 1973 a 1987 morou no Rio de Janeiro onde começou sua carreira musical, e onde participou de vários festivais de música e cantou em bailes de periferia, na época residia no bairro carioca de Bom Sucesso, especificamente na “Favela da Maré”, onde ele e alguns de seus amigos fundaram um grupo musical chamado “Os Apóstolos”. O primeiro instrumento que começou a tocar foi bateria, depois guitarra, e cantavam sucessos das décadas de 70 e 80.
Em 1987 decidiu por retornar à sua cidade natal, Campina Grande, na época participando de vários festivais de música, e sempre estando nas primeiras colocações. Se tornou amigo de Elino Julião e trabalhou como músico para Biliu de Campina em gravações de discos e shows. Atuou como back vocal de Antonio Barros e Céceu em shows. Em 1988 se tornou Diretor musical do Grupo Folclórico Acauã da Serra e em 1991 viajaram pelo Brasil e por 64 cidades na Espanha, representando o Brasil e especificamente o Nordeste. Marcelo junto com Sandra Paula Amorim interpretaram o Hino do Treze Futebol Clube.
Marcelo Lancelott têm várias composições gravadas por diversos artistas e já fez muitas aberturas de shows para artistas conhecidos que se apresentavam em Campina Grande, a exemplo de Xangai, Antônio Carlos e Jocáfi, Flávio José, Jessié Quirino, entre outros. Apresentou-se várias vezes nas festas juninas no palco principal do Maior São João do Mundo em Campina Grande, também marcou presença em diversos shows no teatro Severino Cabral, entre outros espaços na Rainha da Borborema. Sua canção “Sanfoneiro Bebedor” gravada pelo Os Três do Nordeste, fez com que ficasse em segundo lugar no Forró Fest realizado na Paraíba e promovido pela TV Paraíba e Cabo Branco afiliadas da Rede Globo.
No passado suas maiores influências musicais eram os músicos Bebeto, Jorge Benjor, Benito Di Paula, atualmente suas influências são Fagner, Luiz Gonzaga, Marinês, Jorge de Altinho, Os Três do Nordeste, e a música nordestina no geral. Todas as suas influências permaneceram com a importância que sempre tiveram em sua carreira. Define seu estilo musical como MPB, Forró e músicas de raízes nordestinas. Defende a importância do estudo de técnica vocal e dos cuidados com a voz, para a manutenção dos registros da voz, e elasticidade em todas as suas nuances.
Em seu processo de compor suas canções, na maioria das vezes faz letra e música ao mesmo tempo e às vezes faz a letra e depois cria a melodia. Em outras vezes, inverte, primeiro cria a melodia e depois a letra. Não possuindo uma receita específica, ele compõe sempre letras que tem sentidos. Entre seus principais parceiros de composição estão Roberto Morais; João Gonçalves; Ribeiro Filho; Antônio José; Geovane Júnior; entre outros.
Fontes:
https://ritmomelodia.mus.br/entrevistas/marcelo-lancelott/