Projeto coletivo de Artes Visuais e Inclusão da UFPB, com audiodescrição, teve início ontem (12), e as visitações ficam até o dia 31 de janeiro de 2025.
Surama Marjouri
A exposição coletiva “Olhares e Encontros”, do projeto Artes Visuais e Inclusão, está aberta para visitação com entrada gratuita até o dia 31 de janeiro de 2025, no Museu Casa de Cultura Hermano José. A mostra reúne obras variadas como pinturas, desenhos, gravuras, modelagens e fotografias digitais, produzidas com celulares de 32 artistas participantes das oficinas realizadas pelo projeto. As oficinas fazem parte do curso de Artes Visuais, do CCTA da UFPB – Artes Visuais & Inclusão.
“No projeto trabalhamos com três grupos de trabalho (GT), o GT Ame Down, com jovens com síndrome de Down e TEA, realizadas no laboratório de pintura da UFPB, o GT do instituto dos cegos, com crianças com deficiência visual e baixa visão, que são realizadas no próprio instituto dos cegos, no Bairro dos Estados. E o GT IPE (Instituto Paraibano de Envelhecimento), com oficinas de fotografia com o celular no próprio Instituto, localizado na UFPB”, revela Ana Cláudia Araújo, curadora e uma das participantes do programa.
A exposição é formada por obras selecionadas por uma curadoria, composta por Ana Claúdia Araújo, Lucas Henrique, Raoni Pinheiro, Laura Isabel, Thierry Marques e Robson Xavier, professor de Artes Visuais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e coordenador do projeto.
Ana Cláudia explica que nas oficinas são trabalhadas a perspectiva do olhar empático ao próximo e também o olhar de si. Ela diz: “Numa perspectiva de autonomia e criatividade nesse olhar artístico e fotográfico”. As fotografias são do IPE, as peças de argila do instituto dos cegos + tecidos e as telas de tecidos são do Ame Down.
A edição deste ano apresenta um recorte dos trabalhos desenvolvidos ao decorrer de 2024, é realizada anualmente em espaços diferentes e está comemorando 10 anos de existência.
Sobre o Museu Casa de Cultura Hermano José (MCCHJ)
O Museu Casa de Cultura Hermano José além de ser um mergulho na rica história e arte paraibana também está localizado de frente para o mar, no bairro Jardim Oceania. É um lugar incrível e cheio de arte e cultura.
Serviço
Evento: Exposição “Olhares e Encontros”
Entrada: Gratuita
Datas: Fica aberta para visitação até o dia 31/01/2025
Horários: De segunda a sexta, das 8h às 16h
Local: Museu Casa de Cultura Hermano José
Endereço: Rua Poeta Luiz Raimundo Batista de Carvalho, 805 – Jardim Oceania, João Pessoa – PB, 58037-530
Instagram: @museucasahermanojose