Pesquisa e texto: Sandra da Costa Vasconcelos
Fundação: 2021
Membros: Olga Costa e Maria Caram
Ritmos: Punk, riot grrrl, experimental, spoken word
Instagram: @motosserrabanda
O Motosserra é um duo formado em 2021 por uma paraibana, Olga Costa, e uma cearense radicada em Belo Horizonte, Maria Caram. O duo surgiu a partir de experimentações das integrantes, durante uma pós-graduação em rock.
Segundo Olga Costa, a produção é inspirada no movimento ‘No Wave’, que teve representantes como Patti Smith, iniciado em Nova Iorque, com uma proposta de fazer oposição ao New Wave.
Em Julho de 2023, a banda lançou uma música, chamada “A queda”, relacionada com o ambiente de produtores/compositores como Brian Eno: uma canção eletrônica (tipo uma balada), com clima, lembrando antigas gravações feitas em fita K7. Inclusive na gravação de vocais, que obedecem a um ritmo experimental, com letra sendo lida-cantada-falada em meio a ordens de “corta!”, como surge no clipe feito pelo videomaker Otavio Camargo.
A dupla trabalha de perto as afinidades musicais que remontam de um movimento longínquo e esquecido pela grande mídia chamado “no wave”, misturada ao spoken word da Lydia Lunch, Laurie Anderson e Patti Smith. A sonoridade é agressiva e contínua, uma sonoridade de destruição, definida pela própria banda.
Fontes:
https://motosserra.bandcamp.com/
https://popfantasma.com.br/motosserra-clipe-single-ambient-com-a-queda/