Pesquisa e Texto: Erick Wendler e Nathalya Araújo
Supervisão Editorial: Eduardo Gomes | Simone Eliz
Naturalidade: Campina Grande – PB
Atividades artístico-culturais: poeta, cordelista, compositor, produtor cultural e audiovisual
Atividades profissionais: redator, professor e assessor de imprensa
Formação acadêmica: Mestre em Jornalismo – UFPB (2017); Graduado em Comunicação Social: Jornalismo – UEPB (2012) e Letras: Língua Portuguesa – UFCG (2016).
Instagram: (@rafaelmelopoeta)
Facebook: Rafael Melo Poeta
Youtube: Canal Rafael Melo Poeta
Whatsapp: (83) 9-8750-6095
Rafael Melo Poeta nasceu no distrito de São José da Mata, localizado em Campina Grande (PB). Ele é formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo (2012) pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e em Letras: Língua Portuguesa (2016) pela Universidade Federal de Campina Grande. É mestre em Jornalismo (2017) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Já teve passagens por redações na Rede Paraíba de Comunicação, onde atuou durante oito anos (2011-2019) como editor, produtor, repórter e redator.
Seu contato inicial com a cultura popular e, mais especificamente, com a poesia, se deu desde a primeira infância. Por volta dos cinco anos de idade, Rafael Melo Poeta já declamava seus primeiros poemas durante os festejos presentes no calendário letivo da Escola Cenecista, localizada no em São José da Mata, distrito de Campina Grande onde nasceu o poeta. No decorrer da vida, seguiu na produção e publicação de mais de 20 folhetos de cordel, tendo como alguns de seus títulos: O homem que queria perder a visão (2022); Ode a Manoel Monteiro (2016); Biliu de Campina (2024).
Na área do jornalismo cultural, Rafael Melo já desenvolveu produções paraibanas como o poema-reportagem Dia da Poesia (2012); reportagens sobre Zé Limeira e Orlando Tejo (2015); o Centenário de Rosil Cavalcante (2015); o centenário de Humberto Teixeira (2015); a série Jack 100 (2019); e o quadro Paraibanidade (2018). Além disso, através da Universidade Estadual da Paraíba, Rafael Melo desenvolve atividades de ensino, pesquisa, extensão e cultura (2021-2025), destacando a sua atuação como professor. Rafael Melo também produziu e dirigiu o documentário O poeta do povo (2020). Como compositor, o poeta assina a música Saudade de Mamãe (2021), em parceria com Capilé; e Parabéns, Campina Grande (2018), em colaboração com Amazan.
Na Extensão Universitária, Rafael Melo é colaborador, desde o ano de 2023, do Programa Campina Cultural. Ao lado de extensionistas desta iniciativa, o poeta conquistou o Prêmio Expocom 2024 (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação) na categoria blog/website por coordenar o desenvolvimento do produto experimental website Campina Cultural.
Fonte:
Todas as informações presentes neste verbete foram checadas diretamente com o artista.
Créditos da Imagem:
Maria Letícia/Coletivo F8