Pesquisa e texto: Jonas do Nascimento dos Santos
Ano de Formação: 2022
Gênero Musical: Jazz, Chorinho, Forró e Baião
Integrantes: Edilson Ferreira (violão), Wellington Dantas (contrabaixo), Franco Helton (bateria), Joab Andrade (saxofone)
Álbuns Lançados: Capote Sistemático (2024)
Instagram: @bychorojazz
Spotify: Baião Choro Jazz
Em 2022, saxofonista e compositor paraibano, Joab Andrade, conhecido artisticamente como Joab Sax, anunciou a formação do “Baião Choro Jazz”, como um grupo musical que une os sons do saxofone, da flauta e do pife ao violão, ao contrabaixo elétrico e a bateria. O grupo é formado por quatro músicos do Sertão paraibano, todos das cidades de Uiraúna, Cajazeiras e São José de Piranhas: Edilson Ferreira, no violão; Wellington Dantas, no contrabaixo; Franco Helton, na bateria; e Joab Andrade nos saxofones. Eles fazem apresentações de composições de choro com arranjos próprios, perpassando pelo jazz e misturando com o forró e o baião.
O grupo foi destaque em edições do ‘Sabadinho Bom’, evento cultural promovido pela Fundação Cultural (Funjope) e tem em seu repertório clássicos do chorinho, enfatizando os compositores nordestinos como Sivuca, K-Ximbinho e Severino Araújo. O repertório conta ainda com obras autorais, enfatizando o som característico do grupo, mostrando uma identidade musical forte e sobretudo sertaneja, enraizada nos corações de cada componente.
Segundo Joab, o grupo traz a apresentação que leva o mesmo nome do grupo e apresenta um repertório eclético, fazendo uma salada com temperos diversos, experimentando ritmos e texturas nunca vistas antes. As músicas são tocadas com o um som brasileiro, repleta de liberdade expressa através da improvisação e com arranjos próprios.
Fontes:
https://www.joaopessoa.pb.gov.br/sem-categoria/grupo-baiao-choro-jazz-e-atracao-do-sabadinho-bom/