O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 08/04/2025

Sala de Justiça: reabrindo a esfera pública democrática

Projeto UFPB.
Data de publicação: abril 8, 2025

 

Pesquisa e texto: Ana Vitória Medeiros

Unidade Proponente: CCJ – DEPARTAMENTO DE DIREITO PÚBLICO / UFPB

Fonte de Financiamento: Financiamento interno (EDITAL PROEX 13/2024 – PROBEX 2024/2025)

Coordenador (a): Gustavo Barbosa de Mesquita Batista

O Projeto “Sala de Justiça: reabrindo a esfera pública democrática” busca atender à demanda de formação contínua de estudantes e profissionais, ao mesmo tempo em que reabre a esfera pública acadêmica para discussões críticas, distantes da superficialidade das mídias digitais, promovendo uma reflexão mais profunda sobre questões polêmicas.

O projeto visa garantir um espaço de debate constante sobre direitos sociais e humanos, aproximando a academia da comunidade. Para isso, serão realizados seminários, mesas redondas e atividades culturais, além da criação de redes de divulgação e recebimento de críticas. As discussões buscarão desenvolver habilidades discursivas, promover consensos e propor acordos políticos, criando um canal de comunicação permanente entre o Centro de Ciências Jurídicas e a sociedade.

Sua metodologia inclui a organização de eventos de debate, com temas relevantes, e o envolvimento dos alunos da graduação em Direito. Também serão realizadas atividades artísticas e lúdicas para conscientização. Além disso, será criada uma rede para compartilhar as atividades do projeto, ampliando seu alcance e impacto.

Os resultados esperados incluem a produção de artigos científicos, o fortalecimento da relação entre a academia e a comunidade, e o desenvolvimento das habilidades de gerenciamento de conflitos entre os alunos. O projeto também espera contribuir para a formação de uma esfera pública discursiva e democrática, promovendo uma maior reflexão crítica sobre questões importantes para a sociedade.

Fonte:
www.sigaa.ufpb.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *