Pesquisa e texto: Jonas do Nascimento dos Santos
Cidade de Origem: João Pessoa-PB
Ano de Formação: 2018
Gênero Musical: Gothic/Doom Metal
Integrantes: Tiago Monteiro (vocal) Venore (vocal) Mad Ferreira (guitarra) Diego Nóbrega (baixo) Priscila Hawana (teclado) George Alexandria (bateria)
Álbuns Lançados: Relógio (2018) A Origem da Agonia (2019) Isolamento – Do Silêncio à Poesia (2020)
Facebook: Ode Insone
Instagram: @odeinsone
YouTube: Ode Insone
Spotify: Ode Insone
A Ode Insone é uma banda independente de Gothic/Doom Metal formada em João Pessoa no ano de 2018. Nesse mesmo ano foi lançado o álbum de estreia da banda “Relógio” produzido em mídia física e digital no Brasil e Europa. No ano seguinte foi lançado o segundo álbum “A Origem da Agonia”, sendo produzido em formato totalmente independente, com oito faixas mesclando Doom Metal, Melodic Death Metal e Gothic Rock, dentre outras influências. Eles também lançaram videoclipes oficiais para as músicas “Perfume Negro”, “Plumeria Rubra”, “Folhas de Outono” e “Versos de Dor”. A banda consolidou-se como uma das grandes revelações do Metal brasileiro, dando assim os primeiros passos de sua trajetória.
Em dezembro de 2020 a banda lançou o seu terceiro álbum de estúdio, chamado “Isolamento: Do Silêncio à Poesia”. No contexto em que o álbum foi lançado, não existiria um título mais adequado, a pandemia de COVID-19. O álbum aborda essa situação, como menciona a própria banda, “Isolamento: Do Silêncio à Poesia aborda as percepções da banda sobre o momento de isolamento imposto pela pandemia, refletindo nas letras os tempos atuais, tudo envolto em um portentoso Gothic/Doom Metal.
O disco foi gravado e mixado por Mad Ferreira no BestialGod Studios em João Pessoa, ainda fizeram parte da gravação de “Isolamento: Do Silêncio à Poesia” os músicos Lucas Souza (guitarra), George Alexandria (bateria), Diego Nóbrega (baixo), Tiago Monteiro (voz), Venore (voz) e Mad Ferreira (guitarra). O lançamento físico do álbum ficou por conta da Eclipsys Lunarys productions em uma bela versão em caixa acrílica. Dentre as faixas que compõem o terceiro álbum destacam-se: “Sem Despedida”, uma introdução com melodias e sons profundos e tristes. Letras faladas quase em forma de sussurro dão o tom ao lado de belas melodias cantadas por Venore. O som é envolvente e de repente riffs pesados e vocais guturais entram em cena completando o clima denso da canção.
O álbum em formato físico ainda apresenta uma bela versão para “My Wine in Silence” da banda My Dying Bride. A banda Ode Insone nos brinda com “Meu Vinho em Silêncio”, de forma a encerrar de maneira brilhante o trabalho. “Isolamento: Do Silêncio à Poesia” é um excelente álbum de Gothic/Doom, competente, de muito bom gosto melódico e com letras profundas e inspiradoras, além de serem compostas em português, funcionando de forma até surpreendente com o som proposto pela banda.
Fontes:
https://www.consultoriadorock.com/2022/08/16/ode-insone-isolamento-do-silencio-a-poesia-2020/
https://whiplash.net/materias/news_739/324993-odeinsone.html