Pesquisa e texto: Maria Eduarda Marques
Naturalidade: Fortaleza- CE/ Radicada na Paraíba
Nascimento: 4 de julho de 1971
Atividade artístico-cultural: poetisa, cordelista
Atividade Profissional: cirurgiã-dentista
Formação Acadêmica: Graduada em Odontologia pela UFPB (1995), especialista em Odontologia para Pacientes Especiais (2006) e Odontologia em Saúde Coletiva e da Família (2012).
Publicações: O Dragão da Maldade contra a fluoretação das águas, Um Romance pra dar o que escovar, As histórias açucaradas de D. Palmira, “Mapeamento do Flúor na água de consumo humano e avaliação do risco de fluorose dentária na zona rural do município de Pirpirituba–PB” (relato em cordel), Mínima Intervenção em Odontologia, Ética e Moral em cordel, A Batalha da Covid, Atendimento Odontológico a Pacientes com Necessidades Especiais (CEO de Belém-PB), Biografia de Maurício Grabois, Uma carta sertaneja (endereçada a Paulo Freire), O voo autista nos mistérios do pavão, entre outros.
Facebook: Cristine Nobre Leite
Instagram: @cristinenobreleite
A poetisa Cristine Nobre Leite, é filha de José Leite da Silva e Maria Coeli Nobre da Silva, nasceu em Fortaleza–CE, no entanto, foi radicada na Paraíba. Além de poetisa, por possuir graduação em odontologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com especialização em pacientes especiais e saúde coletiva da família, atua profissionalmente como cirurgiã-dentista e Conselheira Municipal de saúde do município de Pirpirituba–PB desde 2011.
Em sua experiência profissional, Cristine destaca-se por utilizar o cordel atrelado à sua área de formação como meio de informação e “garantia da saúde”. Seu trabalho foi um dos destaques da I Conferência Nacional Livre de Comunicação e Saúde, realizada em Brasília, de 18 a 20 de abril de 2017. O evento aconteceu no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB) e teve como tema “Direito à informação, garantia de direito à saúde”.
A cordelista, possui inúmeros folhetos publicados ligados à temática da saúde, a exemplo de Um Romance pra dar o que escovar, “Mapeamento do Flúor na água de consumo humano e avaliação do risco de fluorose dentária na zona rural do município de Pirpirituba–PB” (relato em cordel), Mínima Intervenção em Odontologia. Além disso, em assembleia realizada no dia 8 de julho de 2017, no Museu de Artes Jurandir Moura, em João Pessoa, foi efetivada sócia da Academia de Cordel do Vale do Paraíba (ACVPB), sendo empossada em 27 de julho do mesmo ano, para ocupar a décima segunda cadeira, anteriormente ocupada pelo poeta Bob Motta.
Fontes:
https://www.academiadecordel.com.br/cristine-nobre/
https://memoriasdapoesiapopular.com.br/2025/04/10/poetisa-cristine-nobre-leite-sintese-biografica/
https://radiozumbijp.blogspot.com/2017/07/alo-comunidade-tem-entrevista-com.html