Pesquisa e texto: Jonas do Nascimento dos Santos
Cidade de Origem: João Pessoa – PB
Ano de Formação: 2007
Gênero Musical: Reggae
Integrantes: Ras Coutinho (Voz), Diego Fontenele (Baixo), Marcos Sopa (Guitarra Solo), André Luiz (Guitarra Base), Gladson Silvestre (Bateria), Marcio Oliver (Teclados) B1 (Percussão).
A banda paraibana iniciou seus trabalhos em meados de 2007, fruto da união musical entre Ras Coutinho, Janilton e posteriormente o baterista Edson, que se conheceram em uma loja de Reggae no centro da capital Paraibana. Ali nascia a “Banda Exodus do Reggae” com o intuito principal de levar a mensagem de Jah, resgatando o Reggae Raiz. Tiveram a confirmação de um trabalho a ser executado, uma missão a ser cumprida. Em entrevista concedida pelo vocalista da banda, Ras Coutinho, ao site “Overmundo” em 2009, declarou que a maior dificuldade encontrada no início foi encontrar músicos que realmente quisessem participar deste projeto de coração, sem se preocupar com a questão financeira, e que quisessem realmente estar ali por conta da vibe, do crescimento espiritual e musical, pois por aqueles lados predomina o forró e os poucos músicos que tem não conhecem o reggae raiz, ou só tocam por dinheiro. Mas Jah deu a luz e chegaram alguns irmãos de consciência, e com a consciência de que dinheiro é consequência e a palavra do mestre tinha que estar à frente de todas essas coisas.
Ras defende que o Reggae não é diversão, Reggae é algo sério, deve ser passado com cuidado aos irmãos, sempre com mensagens que levem ao crescimento espiritual principalmente, mensagens positivas de amor e paz. Entre as bandas que influenciaram na formação da Exodus Reggae, estão Jah I Ras, Leões de Israel, Jah Live dentre outras. A maior realização que já tiveram foi a identidade que a banda apresenta, com a sua cara, seu estilo, as composições, a alegria de tocar reggae, o reconhecimento das pessoas, os amigos conquistados na música, os shows, o que tem por vir. A banda defende que o Reggae só é reggae se for de protesto ou louvor, pois esse foi o intuito para o qual foi criado, como veículo principal para levar a palavra de Jah e denunciar os acontecimentos.
O grupo tem o propósito de revolucionar com o Reggae Music, visando à cultura Rastafari e a mensagem de Jah em tudo. Um trabalho cultural e espiritual, fortificado pela força da natureza e da união em nome de sua Majestade Imperial, Jah. A palavra Rastafari, parte dos preceitos ideológicos do profeta Marcus Garvey, que surgiu como uma religião fundamentada em uma filosofia de regresso à África com a ideia de libertação da escravidão mental. É um conceito ideológico e religioso. Uma filosofia de vida. Os integrantes acreditam que o retorno não é para essa África que conhecemos e sim para a África que Jah vem preparando para os que o amam e querem ter parte com ele.
Fontes:
http://www.overmundo.com.br/overblog/o-reggae-que-sai-da-paraiba-exodus-reggae-band
https://exodusreggaeband.wordpress.com/