Pesquisa e texto: Jonas do Nascimento dos Santos
Cidade de Origem: João Pessoa-PB
Ano de Formação: 2018
Integrantes: Fábio Medeiros (vocal), Guilherme Fechine (guitarra), Fábio Jorge (baixo) e Hardman Sobrinho (bateria)
EPs Lançados: Antídoto (2019)
Instagram: @primaverablueoficial
Facebook: PrimaveraBlue
Spotify: Primavera Blue
YouTube: Primavera Blue
Primavera Blue é uma banda paraibana, criada durante a primavera de 2018, com forte influência do pós-punk. Formada por músicos oriundos de grupos com estilos distintos o que, a princípio, poderia ser uma junção complexa, se transbordou em sinergia pura e simplicidade. Integrada por Fábio Medeiros (vocal), Guilherme Fechine (guitarra), Fábio Jorge (baixo) e Hardman Sobrinho (bateria), a Primavera Blue vem se apresentando com regularidade, divulgando o EP “Antídoto” (2019), que está disponível em plataformas como Spotify, iTunes, YouTube e Deezer.
Segundo entrevista concedida ao vocalista Fábio Medeiros ao site “Zine Musical” em 2020, os integrantes da banda já se conheciam desde dos anos 1990, naquela época havia uma agitação em torno do grunge e de tudo o que ele representava, a libertação dos anos 1980. Fábio tocava um projeto folk, “Os Filhos de Maria”; Guilherme Fechine integrava o “Projeto 50”; Fábio Jorge estava no “Nailspop” e Hardman Cavalcanti no “Highdivers”. Um amigo em comum entre eles, Jesuíno André, resolveu fazer uma coletânea com as bandas em atividade naquele momento. Daí nasceu a “Ensaio de Música Rock – vol 1” lançada pelo selo Musicland. A coletânea saiu em fita cassete e todos ficaram felizes até o dia em que a imprensa comunicou o falecimento em 1994 de Kurt Cobain, vocalista do Nirvana, do qual eram grandes admiradores.
Passados os anos, a situação política do Brasil se deteriorou mais ainda e entraram numa espiral de volta a um tempo que parecia que tinha ficado para trás, confessou Fábio Medeiros, até que 2018, Fábio Jorge e Jesuíno André convidaram Fábio Medeiros e Guilherme Fechine para integrarem um novo projeto musical, o volume dois da Ensaio de Música Rock, com as bandas em atividade atualmente. Não saiu a coletânea e nem sabem qual foi o futuro desse projeto. Paralelamente e simultaneamente a isso, Fábio Medeiros e Fábio Jorge passaram a se reunir para discutir sobre a situação geral. Nas ocasiões, Fábio Medeiros costumava mostrar suas composições e as demos que produzia com o violão acompanhado pela bateria fixa de um synth, o Yamaha pss 570.
A ideia de se reunirem para produzir a coletânea virou um pretexto para o surgimento da Primavera Blue. Começaram os primeiros ensaios e os arranjos foram fluindo como se o tempo estivesse a favor deles, logo começaram as primeiras apresentações ao vivo. O EP “Antídoto” foi gravado no mesmo estúdio onde ensaiavam e mixavam, em João Pessoa. Hoje essa etapa do processo de produção mudou a perspectiva para quem faz música independente. “Jodele” foi a primeira música composta coletivamente, a música foi inspiradora numa situação comum a todos, os impactando com a mesma força.
Jodele foi escolhida para ser o primeiro clipe/single pela força que essa música tem ao vivo e também porque tiveram um vínculo muito forte com a cidade de Caicó (RN), citada na letra, sendo a primeira experiência com o audiovisual que tiveram a sorte de montar uma equipe de amigos da área, que vestiram a camisa da Primavera Blue. A canção Jodele fala de uma mulher com inúmeras facetas e com a coragem de encarar o mundo de cabeça erguida. A escolha de Izabella Ricarte para o clipe reside nesse tema tão sensível e necessário de ser amplamente discutido, seja por meio da arte ou de políticas públicas. Trazer uma atriz trans para o clipe de uma banda de rock teve o intuito de provocar a reflexão sobre a própria essência libertadora do rock. Já no clipe da canção “Escapei” mantiveram a mesma equipe, e o resultado ficou satisfatório, sendo uma das faixas mais emblemáticas do EP Antídoto.
Fontes:
https://zinemusical.wordpress.com/2020/04/10/primavera-blue-o-rock-da-paraiba/