Pesquisa e texto: Maria Eduarda Marques
Naturalidade: Santa Rita – PB
Nascimento: 28 de março de 1993
Atividade artístico-cultural: poetisa e escritora
Atividade Profissional: educadora
Instagram: @mulheresquecorremcomlivros
Nascida em Santa Rita, Paraíba, no ano de 1993, Rayana de Carvalho é poetisa, escritora e professora. Em 2018, formou-se pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no mestrado em educação, tendo em vista isso, atua como professora na educação infantil.
No ano de 2021, ao lado de Ellaila Andrius, Rayssa criou e passou a administrar um projeto voltado para a literatura, com enfoque nas obras escritas por mulheres, o clube “Mulheres que correm com Livros”, possui uma página no Instagram, a qual a poetisa também administra (@mulheresquecorremcomlivros) e um canal no Telegram. No clube, ocorrem debates mensais sobre os livros escolhidos, com encontros realizados entre as participantes, via Google meet.
Anos mais tarde, em 2024, a escritora participou de sua primeira antologia literária, sendo uma das vencedoras do Concurso Literário Luiza Tereza. Seu poema foi selecionado para compor o livro intitulado Um rio na ponta da língua, publicado com apoio da Lei Paulo Gustavo, por meio de uma parceria entre o Governo do Estado da Paraíba e a Secretaria de Cultura. Além disso, foi publicada na Revista Acrobata, com 5 poemas selecionados: Escrava do Desejo, Espelho, Ciclo Moderno, Poema Suprimento e A Rima.
Escrava do Desejo
Escrava
do seu desejo
a infernizar
Priva-te o sono
desejo vazio
preenche-te dele
para te esvaziar
Desejo escravo
do teu pecado
a te assombrar
Lança mão
daquilo que é mais sagrado
que é a tua liberdade
de ser livre de amar
Vazio escravo
deseja o desejo
de ser escravo
de te desejar.
Fontes:
Cinco poemas de Rayana de Carvalho – Ruído Manifesto
https://revistaacrobata.com.br/anna-apolinario/poesia/5-poemas-de-rayana-de-carvalho/#more-12475