O fotógrafo Paulo Rossi abre nesta sexta-feira (23), às 19h, a exposição “Poética do Negativo”, na Galeria de Arte Archidy Picado da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc). A mostra, que nasceu de um processo de revisitação do artista ao seu acervo pessoal, pode ser vista até 22 de novembro, sempre de segunda a domingo, das 8h às 18h. A entrada é gratuita.
“Poética do Negativo” surge ressignificado, de acordo com o artista. Com registros de salas de cinemas paulistanas, seu público e sua realidade, Paulo Rossi revê o material produzido por ele, em película e lhe dá uma nova acepção. As pranchas de contato, as anotações dos ajustes manuais, ganham um espaço antes inimaginável. Aqui registro e homenagem se misturam e provocam a reflexão sobre “velhas” práticas e sua inextricável relação com a atualidade. Trata-se de uma homenagem a fotografia analógica.
Pela descrição de Paulo Rossi, “Poética do negativo” é a reapropriação de um modo de produção fotográfica do passado recente num período no qual os modos de produção e recepção da arte se modificaram. Este projeto ressurge nesta exposição imbuído de uma consciência do tempo presente e em compasso com a diversidade da fotografia contemporânea.
Sobre o artista – Paulo Rossi é paulistano radicado em João Pessoa há mais de seis anos. É fotógrafo e professor de fotografia. Lecionou no curso de Bacharelado em Fotografia do Senac-SP e no curso Fotógrafo do Pronatec do IFPB. Foi coordenador dos cursos de fotografia da Casa das Artes Visuais (João Pessoa). Atualmente é professor no Iesp e no curso de Pós-graduação em Fotografia da FAAP, em São Paulo.
Foi curador associado do ciclo de debates presenciais e on-line Corpo Imagem dos Terreiros: experiência ritual, produção de presença do programa Cultura e Pensamento do Ministério da Cultura (2010). Também foi curador da exposição Variações do feminino: bastidores do universo trans, em 2010 e 2013, e do projeto Novíssimos: talentos da fotografia autoral na Paraíba, 2013.
Como fotógrafo autoral, realizou a exposição individual Em trânsito (João Pessoa, 2014-2015), e participou de várias exposições coletivas, dentre as quais Corpo Imagem dos Terreiros (Brasília, 2014), a mostra Setembro Fotográfico: Fotografia Paraibana, 2011, deVERcidade 2010 (iFOTO), Fortaleza, e 10ª Muestra de Documentales y Fotografía de América-Latina – 2010, Espanha. Em dezembro de 2011, foi selecionado para o Visionado Photoespaña em Santo Domingo, República Dominicana.
Serviço: Exposição “Poética do Negativo”, de Paulo Rossi
Abertura: 23/10 (sexta-feira)
Hora: 19h
Período: 24/10 a 22/11
Visitação: segunda a domingo, das 8h às 18h
Local: Galeria Archidy Picado, Espaço Cultural José Lins do Rego, João Pessoa
Entrada: gratuita
Via Secom-PB