Giulia Leal
O veganismo é um estilo de vida que busca excluir, na medida do possível todas as formas de exploração e crueldade com animais. Seja na alimentação, vestuário ou qualquer outra finalidade, e cada vez mais pessoas estão aderindo a esse estilo de vida, aqui mesmo em João Pessoa. A cidade já conta com diversos restaurantes, produtos cosméticos e vestuários que atendem à demanda desse público, como é o caso do restaurante OGrão.
O veganismo, além de não causar sofrimento animal e ser um estilo de vida mais saudável, reduzindo os casos de diabetes, obesidade, problemas cardíacos e câncer, é um assunto urgente e importante para o Planeta. De acordo com Joseph Poore, pesquisador da Universidade de Oxford na Inglaterra a dieta vegana é um dois meios mais sustentáveis de reduzir os impactos ambientais:
“Uma dieta vegana é provavelmente a melhor maneira de reduzir seu impacto no planeta Terra, não apenas gases do efeito estufa, mas acidificação global, eutrofização, uso da terra e uso da água”, ser adepto da dieta vegana, de acordo com Joseph, é muito mais efetivo do que cortar vôos ou comprar um carro elétrico, disse o cientista.
O “OGrão” restaurante nasceu dos sonhos de um casal de primos, Lucas e Lindally, dez anos atrás, em 2009. Os primos, que desde crianças se preocupavam quanto ao consumo de produtos de origem animal, pretendiam abrir um restaurante filantrópico no qual toda renda seria revertida para uma ONG de proteção animal. Nessa época, questões como proteção animal e veganismo pouco eram comentadas, mas eles foram aos poucos colocando a ideia em prática. De repente, de um projeto que era um restaurante, Lindally fundou uma escola inteira, a Escola Nativa, a primeira escola vegana do Brasil, que fica localizada no Aeroclube-.
Lucas nunca fez curso de culinária, gastronomia, ou culinária vegana, mas desde os doze anos quando se mudou para casa da tia após o falecimento de sua mãe, teve que aprender a “se virar” na cozinha, e fazia isso muito bem. Então, dentro da Escola Nativa, comandava paralelamente o restaurante OGrão, que de início fazia apenas entregas delivery. Entretanto, em janeiro deste ano, OGrão ganhou um local físico e hoje tem Lucas como proprietário, chefe e responsável do restaurante, enquanto Lindally segue com seus projetos com o apoio de Lucas.
Falando mais sobre o Ogrão, o lugar é simplesmente sensacional. Porque? O restaurante é vegano, mas, usando da criatividade, tem no cardápio comidas como carne de sol na nata, pão de queijo, hambúrguer, cachorro-quente e comer petit gateau, uma vez que o diferencial do restaurante é adaptar diversas comidas populares entre a população não-vegana, -que, inclusive, segundo Lucas, frequenta em peso o restaurante- fazendo a substituição dos ingredientes de origem animal para ingredientes livres de crueldade. E outro diferencial, além de não explorar animas nem o meio ambiente, e ter um sabor incrível, os nomes dos pratos são bem criativos. Então é comum ter um prato chamado “casca louca”, que ele ensina a fazer no vídeo abaixo. A carne de sol vira “carne de sol nasce para todos”, o pão de queijo vira “pão de beijo”, o petit gateau vira “adote um gateau”, o hot dog vira “not-dog”, e ainda faz trocadilhos com as profissões que exploram os animais como “Purê de Peão Picadinho”, “hambúrguer de filé de pescador” ou de “costela de açougueiro”. E o restaurante ainda serve comidas típicas do Nordeste! Cuscuz com carne de sol, escondidinho de macaxeira, pirão, baião…tudo livre de origem animal.
É sustentável, não agride o meio ambiente, nem os animais, tem um preço acessível, pratos saborosos e criativos, e além disso tudo, conta com uma equipe pequena mas enorme de alma, dão uma atenção mais do que especial para cada cliente, e até mesmo para a futura jornalista aqui que foi atrás dessa história tão bonita numa quinta-feira a noite, e mesmo com vários afazeres recebeu toda atenção e ainda uma carona na moto do entregador do Ogrão.
Se tiver curiosidade de provar um pão de queijo sem queijo, um picadinho de peão, ou qualquer comida vegana e saborosa, o OGrão fica localizado na Rua Aviador Roberto Marques número 353- Aeroclub. O Instagram, no qual pode fazer o pedido via WhatsApp é @Ograojp.
Segue agora uma receita de Casca Louca que você pode fazer em casa e pode virar acompanhamento de qualquer prato:
[youtube:https://www.youtube.com/watch?v=O8gPkFb2I2Q]
E se você ficou curioso para saber o que tem em cada um desses pratos lançamos uma thread com algumas receitinhas!
Purê de Peão Picadinho: receita da casca louca + purê de batata inglesa e queijo de batata. pic.twitter.com/pRdXqLKO2C
— Paraíba Criativa (@PB_Criativa) September 10, 2019